Acerca da ética no campo da formação e no trabalho em equipe

Autores

  • Adriana Barin de Azevedo Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734830389

Palavras-chave:

Ética, Trabalho em equipe, Formação acadêmica, Espinosa

Resumo

Este artigo debate o tema da ética em um dos módulos curriculares de uma formação interdisciplinar para seis cursos da área da saúde. Para esta discussão foi preparado um texto com o objetivo de apontar algumas pistas, a partir do pensamento de Espinosa e Deleuze, a respeito da diferenciação entre ética e moral na experiência de trabalho em equipe e com coletivos. Apresenta-se a proposta de trabalho em equipe interdisciplinar de estudantes junto a grupos populacionais atendidos por serviços de saúde, educação e outros. Neste trabalho, avalia-se a experiência pelos bons e os maus encontros, que interferem na realização das atividades, garantindo ações construídas em grupo ou apresentando tensões e dificuldades entre os participantes. Sendo este tema comum a outras experiências de formação acadêmica, este texto propõe disparar questões para pensar em outras práticas interessadas na discussão da postura ética nas relações entre campos de saber distintos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Barin de Azevedo, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

 Professora Afiliada da UNIFESP - Campus Baixada Santista. Doutora pela PUCSP com doutorado sanduíche pela Université de Paris X - Nanterre. Pesquisadora do grupo LEPETS - Laboratório de Estudos e Pesquisa em Formação e Trabalho em Saúde. Realiza pesquisas a respeito dos processos de subjetivação, saúde mental e educação. 

Referências

AZEVEDO, A. B. de. A intuição clínica – entre Deleuze e Espinosa. São Paulo, 2013, Tese (Doutorado). Departamento de Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Prof° Dr. Peter Pál Pelbart

______________; PEZZATO, L. M.; MENDES, R. Formação Interdisciplinar em Saúde e Práticas Coletivas. Saúde em Debate, v.41, p.647 - 657, 2017.

BARROS, R. B.; PASSOS E. Método na experiência clínico-política: reversão e desmontagem. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2006 (mimeo).

CAPOZZOLO, A. A.; CASETTO, S. J.; HENZ, A. O. (org.) Clínica Comum: itinerários de uma formação em saúde. São Paulo: Hucitec, 2013.

DELEUZE, G. Espinosa: Filosofia Prática, tr. Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. São Paulo: Escuta, 2002.

___________; GUATTARI, F. Dois regimes de louco. Textos e entrevistas (1975-1995). Edição preparada por David Lapoujade, tr. Guilherme Ivo, revisão técnica Luiz Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2016.

SALES, A. C. Deleuze: pensamento e acordo discordante. São Carlos: EdUFSCar, 2014.

SPINOZA, B. Ética. Tradução e notas de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2007.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) Campus Baixada Santista. A educação interprofissional na formação em saúde: a competência para o trabalho em equipe e para a integralidade no cuidado. Projeto Político Pedagógico, 2006.

Downloads

Publicado

2017-12-26

Como Citar

Azevedo, A. B. de. (2017). Acerca da ética no campo da formação e no trabalho em equipe. Revista Digital Do LAV, 10(3), 098–113. https://doi.org/10.5902/1983734830389