Retratos de Susana: do texto à pintura

Autores

  • Vivian Castro de Miranda Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734826403

Palavras-chave:

Estética, Pintura, Narrativa apócrifa, Ponto de vista, Autoria feminina

Resumo

A partir da noção sobre “o que é Belo”, propõe-se discutir um tema problemático que é a violação feminina na história da arte e dos textos antigos. Tomando a história de Susana atribuída ao profeta Daniel, percebe-se uma profusão de versões plásticas dessa narrativa, que geralmente representam uma mulher nua aterrorizada pelo olhar masculino, que viola e adentra a cena do que deveria ser um tranquilo banho. O corpus analisado parte do texto para a pintura, tendo como principal foco a artista italiana Artemisia Gentileschi (1593-1651/53), que aponta para importantes reflexões do contexto contemporâneo no que se refere à visão feminina, sendo a mesma passagem retratada por diversos artistas homens em diferentes épocas. Pretende-se assim contribuir para os estudos que pensam a autoria feminina e a interferência sobre o ponto de vista, além das relações entre texto, imagem e contexto histórico.

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Biografia do Autor

Vivian Castro de Miranda, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Desenho Industrial - Programação Visual, Especialista em Arte e Visualidade, Mestre em Comunicação. Licenciada pelo Programa Especial de Formação de Professores/CE (UFSM). Estuda as manifestações visuais em diferentes perspectivas, incluindo o diálogo com o verbal.

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Publicado

2017-05-02

Como Citar

Miranda, V. C. de. (2017). Retratos de Susana: do texto à pintura. Revista Digital Do LAV, 10(1), 068–081. https://doi.org/10.5902/1983734826403