Retratos de Susana: do texto à pintura
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734826403Schlagworte:
Estética, Pintura, Narrativa apócrifa, Ponto de vista, Autoria femininaAbstract
A partir da noção sobre “o que é Belo”, propõe-se discutir um tema problemático que é a violação feminina na história da arte e dos textos antigos. Tomando a história de Susana atribuída ao profeta Daniel, percebe-se uma profusão de versões plásticas dessa narrativa, que geralmente representam uma mulher nua aterrorizada pelo olhar masculino, que viola e adentra a cena do que deveria ser um tranquilo banho. O corpus analisado parte do texto para a pintura, tendo como principal foco a artista italiana Artemisia Gentileschi (1593-1651/53), que aponta para importantes reflexões do contexto contemporâneo no que se refere à visão feminina, sendo a mesma passagem retratada por diversos artistas homens em diferentes épocas. Pretende-se assim contribuir para os estudos que pensam a autoria feminina e a interferência sobre o ponto de vista, além das relações entre texto, imagem e contexto histórico.
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