Aporias literárias: questões borgeanas na educação

Autores

  • Máximo Daniel Lamela Adó UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734823517

Palavras-chave:

Leitura, Literatura, Borges, Educação

Resumo

Este texto escolhe abordar certo universo da literatura borgeana a partir de três pontos desdobrados em temáticas da Educação. Trata-se de sinalizações que procuram indicar ao leitor uma ênfase nos modos de ler como precursores ativos de uma política da imaginação na Educação. Essa política faz da literatura um dispositivo que compõe, com o ato leitor, um estado de humor poético que arrasta os ímpetos classificatórios ao campo das potências do imaginário. Tal ênfase nos modos de ler procura ser evidenciada nos seguintes pontos: 1) A invenção de Borges (a subjetivação como um efeito de variação); 2) O conhecimento como fabulação (a erosão da verdade como essência) e 3) O anacronismo como procedimento didático (uma didática dos modos de ler).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Máximo Daniel Lamela Adó, UFRGS

Professor Adjunto do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS. Pesquisador na Linha de Pesquisa Filosofias da Diferença e Educação PPGEDU/UFRGS.

 

Referências

BADIOU, Alain. Da vida como nome do ser. In. ALLIEZ, Éric. Gilles Deleuze: uma vida filosófica. (Coord. De trad. Ana Lúcia de Oliveira). São Paulo: Ed. 34, 2000, p. 159-167.

BORGES, Jorge Luis. O fazedor (Trad. Josely Vianna Baptista). São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

BORGES, Jorge Luis. Outras inquisições. (Trad. Davi Arriguchi Jr.). São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

BORGES, Jorge Luis. Ficções (Trad. Davi Arriguchi Jr.). São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

BORGES, Jorge Luis. Obras completas 1923-1972. Buenos Aires: Emecé Editores, 1974.

CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio (Trad. Ivo Barroso). São Paulo: Companhia das letras, 2000.

CAILLOIS, Roger; BORGES, Jorge Luis. Diálogo fugaz. Vuelta Sudamericana. Montevideo. Maio, 1987.

DESCARTES, René. Discurso do Método. Para bem conduzir a própria razão e procurar a verdade nas ciências. (Tradução Maria de Lourdes Teixeira.) São Paulo: Martins Editora, 1955.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas (Trad. Salma Tannus Muchail). São Paulo: Martins Fontes, 1995.

MONEGAL, Emir Rodríguez. Borges: uma poética da leitura (Trad. Irlemar Chiampi). São Paulo: Perspectiva, 1980.

NIETZSCHE, Friedrich. Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral (Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho). In: Obras incompletas (Col. Os pensadores). São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 43-52.

PAZ, Octavio. Traducción: literatura y literalidade. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2009.

SNOW, Charles Percy. As Duas Culturas e uma segunda leitura: uma versão ampliada das Duas Culturas e Revoluções Científicas. Saço Paulo: EDUSP, 1995.

VALÉRY, Paul. Variedades. (Trad. João Alexandre Barbosa.) São Paulo: Iluminuras, 1991.

VALÉRY, Paul. Variations sur les Bucoliques. Paris: Gallimard, 1956.

WALLERSTEIN, Immanuel et al. Para abrir as ciências sociais. São Paulo: Cortês, 1996.

Downloads

Publicado

2016-08-17

Como Citar

Adó, M. D. L. (2016). Aporias literárias: questões borgeanas na educação. Revista Digital Do LAV, 9(2), 133–145. https://doi.org/10.5902/1983734823517