Palavra pintada: o texto não-verbal e sua discursividade estética

Autores

  • Sônia de Fátima Elias Mariano Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373482164

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Discursividades não-verbais, Interdiscursividade, Policromia

Resumo

Objetivamos desenvolver neste trabalho perspectivas voltadas ao estudo da imagem (obra de arte) em sua materialidade e respectiva linguagem não-verbal, no âmbito da Análise do Discurso de linha francesa. O referencial teórico norteador deste estudo está nas obras de Michel Pêcheux e Mikhail Bakhtin em razão de suas ricas contribuições ao tema abordado e da possibilidade de diálogo entre suas obras. Esta trajetória teóricometodológica nos permite trabalhar com as noções de polifonia, interdiscurso, polissemia e policromia. Ao depararmos com uma imagem e, principalmente, se esta for uma obra de arte, tentaremos “ler” suas cores e traços e depreender deles o sentido. Estaremos buscando uma interpretação, uma apreensão de uma significação para tal imagem. Cada olhar pode trabalhar de forma idiossincrática, portanto diferenciada, ao visualizar palavras e imagens. Todos os elementos que fazem parte da semiose discursiva evidenciados por Van Gogh têm uma recorrência comum: o antagonismo. As cores vibrantes e linhas escuras, céu escuro e paisagem ensolarada (noite ou dia?). A igreja vista do alto ou de frente? Simetria e assimetria fundamentam a tensão do sujeito-esteta frente a sua vida, a si mesmo. Esses paradoxos motivam uma representação perturbadora, onde emoção e razão se confrontam numa relação de ambigüidade, incertezas. Caminho para onde?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia de Fátima Elias Mariano Carvalho

Mestranda em Lingüística pela Universidade Federal de Uberlândia

Referências

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 4ªed. São Paulo: Hucitec, 1988.

FERNANDES, C.A. Análise do discurso – reflexões introdutórias- Goiânia. Trilhas Urbanas, 2005.

FERNADES, C.A. Lingüística e História: formação e funcionamentos discursivos In: Fernandes, C.A; SANTOS, J.B.C. Análise do Discurso – Unidade e Dispersão. Uberlândia: Entremeios. 2004. p. 13-70.

________.Os sujeitos e os discursos na história In: FERNANDES, C.A. et al..Sujeito, Identidade e Memória. Uberlândia: EDUFU, 2004. p.111-122.

GREGOLIM, M.R.V. Recitações de mitos: a História na lente da mídia. In: GREGOLIM, M.R.V. (org.). Filigranas do discurso: as vozes da História. Araraquara: FCL – UNESP, 2000. p. 19-33.

JOLY, M. Introdução à análise da imagem – Editora Papirus, 1996.

MARI, H. (Org). Categorias e práticas de Análise do discurso. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso/FALE/UFMG, 2000, p.35 – 45.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso – uma crítica à afirmação do óbvio. 3.ed.Campinas: UNICAMP, 1997.

______. “Papel da Memória”. In: ACHARD, P. et al. Papel da Memória. Campinas: Pontes. 1999, p. 49-57.

ROQUE, G. van Gogh, teórico del color. Anales del Instituto de Investigaciones Estéticas, Num.70, 1997.

RUPRECHT, P. Van Gogh, Cartas a Théo: Porto Alegre. L&PM editores, 2004.

SANTOS, J. B. C. Uma reflexão metodológica sobre análise de discursos. In: FERNANDES, C. A. Análise do discurso – unidade e dispersão. Uberlândia: Entremeios, 2004.p.109-118.

_______. Manifestações de Polifonia no discurso universitário institucional In: FERNANDES, C.A. et al. Sujeito, identidade e memória. Uberlândia: EDUFU, 2004. p. 249-269.

_______. Por uma teoria do Discurso Universitário Institucional. Belo Horizonte: POSLIN/FALE/UFMG. Tese de Doutorado, 2000. 331p.

SERRANI-INFANTE, S. M. A linguagem na pesquisa sociocultural - Um estudo da repetição na discursividade - Campinas - Editora da UNICAMP, 1997.

SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 22ª ed. ver. e ampl. de acordo com a ABNT – São Paulo: Cortez, 2002.

STAFUZZA, G. Pressupostos teórico-metodológicos para uma análise do discurso literário: a interação verbal entre Joyce e Homero. In: FERNANDES, C. A et al.(Org.) Sujeito, identidade e memória. Uberlândia: EDUFU, 2004. p.155-173

Downloads

Publicado

2010-10-25

Como Citar

Carvalho, S. de F. E. M. (2010). Palavra pintada: o texto não-verbal e sua discursividade estética. Revista Digital Do LAV, 1(1), 212–227. https://doi.org/10.5902/198373482164