Deslocamentos deleuzianos na pesquisa em artes visuais: estratégias para uma prática híbrida através da imagem

Autores

  • Marina Romagnoli Bethonico Université Sorbonne Nouvelle (Paris 3)
  • Roberta Carvalho Romagnoli PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734821347

Palavras-chave:

Deleuze, Método de pesquisa, Artes visuais, Imagem, Sobrevivências

Resumo

Este artigo efetua uma reflexão sobre o método nas artes visuais contemporânea, propondo um diálogo com o filósofo Gilles Deleuze e seu plano de imanência. Tendo a imagem como fio condutor, rastreia o âmbito da produção artística atual, enfatizando o modo como os artistas concebem as sobrevivências da imagem. Em um contexto acadêmico que lida com a complexidade, o texto analisa como essa prática e seus processos fundamentam a construção de métodos de pesquisa singulares. Assim, considera-se ainda a capacidade da prática e da teoria de caminharem juntas, tendo como premissa fazer o fazer, pensar sobre o fazer, pensar sobre o pensar, fazer o pensar. Conclui-se que a imagem e o processo artístico são grandes potências de pesquisa na busca por um pensamento e uma prática da imagem que considere as diferenças.

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Biografia do Autor

Marina Romagnoli Bethonico, Université Sorbonne Nouvelle (Paris 3)

Artista-pesquisadora. Mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutoranda em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais pela Université Sorbonne Nouvelle (Paris 3).

Roberta Carvalho Romagnoli, PUC Minas

Psicóloga e Professora do Programa de Pós-graduação PUC Minas. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC São Paulo, pós-doutora pela Université de Cergy-Pontoise. Pesquisadora da FAPEMIG e do CNPq.

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Publicado

2016-04-29

Como Citar

Bethonico, M. R., & Romagnoli, R. C. (2016). Deslocamentos deleuzianos na pesquisa em artes visuais: estratégias para uma prática híbrida através da imagem. Revista Digital Do LAV, 063–088. https://doi.org/10.5902/1983734821347