A formação inicial no curso de artes visuais da UFSM: envolvimentos de estagiários e orientadores

Autores

  • Sandra Agostini UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373482132

Palavras-chave:

Curso de Licenciatura, Estágio Curricular, Formação Inicial de Professores

Resumo

Este artigo é um texto proveniente de uma pesquisa que realizei entre os anos 2006 e 2007, referente ao processo de organização e desenvolvimento de Estágios Curriculares em Cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), procurando contribuir com sugestões, subsídios e parâmetros para que haja melhorias no processo de organização e desenvolvimento de Estágios Curriculares em Cursos de Licenciatura. Neste artigo, em particular, estudamos apenas o Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFSM, buscando caracterizar o processo de organização e desenvolvimento do EstágioCurricular a partir das "visões" dos vinte e três (23) alunos estagiários e do professor orientador de estágios inseridos neste curso. Como fontes de informação, utilizei questionários de perguntas abertas e grupo de discussão, junto aos alunos estagiários e entrevista estruturada junto ao professor orientador de estágios. Constatei que, o Curso apresenta carga horária pouco superior a prevista pela legislação vigente para as atividades de Estágio Curricular. No geral, todos os alunos estagiários tiveram um bom relacionamento com o professor orientador de estágio, foram orientados para conseguirem sua vaga de estágio na escola, foram bem recebidos pelas escolas que possuem tradição em recebê-los, consideraram sua formação inicial como um momento importante de aprendizagem, e elegeram às disciplinas de "Conhecimento de conteúdo específico" como as que mais contribuíram para a realização dos estágios. Porém, relataram que as escolas não os acompanharam no desenvolvimento do estágio, e, sobretudo, não mostraram preocupação em auxiliar os estagiários em formação, o que indica não haver ações interativas entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as Escolas de Educação Básica (EEB) relativamente comprometidas no processo de Formação Inicial de Professores.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Agostini, UFSM

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria

Referências

AGOSTINI, Sandra. A Organização e o Desenvolvimento de Estágios Curriculares em Cursos de Licenciatura da UFSM: Envolvimentos de Estagiários e Orientadores. Santa Maria/BRA: Programa de Pós-Graduação em Educação. Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, 2008. (Dissertação de Mestrado). Disponível em:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=110837.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: htt://www.planalto.gov.Br. Acesso em: 17 abr. 2007.

BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 01, de 18 de fevereiro de 2002 – Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, cursos de Licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, 09 Abr. 2002, Seção 1, p.31, 2002. Disponível em:

htt://portal.mec.gov.Br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em: 22 de mar. 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 02, de 19 de fevereiro de 2002 - Institui a duração e a carga horária dos cursos de Licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Diário Oficial da União, Brasília, 04 Mar. 2002, Seção 1, p.9, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Acesso em: 22 fev. 2007.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 7. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

LIMA, Maria Socorro Lucena et al. A hora da prática: reflexões sobre o estágio supervisionado e ação docente. 4. ed. Ver. E ampl. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2004.

MATOS, Kelma S. L; VIEIRA, Sofia L. Pesquisa Educacional: o prazer de conhecer. 2. ed. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

OLIVEIRA, Marilda O. de. A formação do professor e o ensino das Artes Visuais: o estágio Curricular como campo de conhecimento. In: OLIVEIRA, Marilda. O. de; HERNÁNDEZ, F. (Orgs.) A Formação do Professor e o Ensino das Artes Visuais. Santa Maria: Editora UFSM, p. 57-72, 2005.

PACHECO, José Augusto; FLORES, Maria Assunção. Formação e Avaliação de Professores. Porto: Porto Editora, 1999.

PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa: abordagem teóricoprática. Campinas: Papirus, 1996.

PONTUSCHKA, Nídia N. A Formação Inicial do Professor de Geografia. In: PICONEZ, Stela C. B. (coord.). A Prática de ensino e o estágio supervisionado. SP: Papirus, 1991.

Downloads

Publicado

2010-10-19

Como Citar

Agostini, S. (2010). A formação inicial no curso de artes visuais da UFSM: envolvimentos de estagiários e orientadores. Revista Digital Do LAV, 5(5), 075–089. https://doi.org/10.5902/198373482132