De um tema a um problema de pesquisa: implicações a partir da perspectiva construcionista para a investigação no campo da educação e das artes visuais

Autores

  • Lutiere Dalla Valle

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734815107

Palavras-chave:

Pesquisa, Construcionismo social, Educação, Artes visuais

Resumo

Este texto introduz ideias acerca da perspectiva construcionista e possíveis contribuições para a pesquisa no campo das artes visuais e seus entornos educativos. Com base nesta argumentação, propõe-se abordar estratégias metodológicas de caráter interpretativo para transitar de um tema de interesse à configuração de um projeto de pesquisa no âmbito acadêmico no que concerne às relações com as práticas culturais e de significação. Kenneth Gergen, Jerome Bruner e Max Van Manen são os principais autores que contribuem neste contexto para pensar sobre a forma como cada sujeito desenvolve aspectos constituintes de sua subjetividade, como atribui sentido às suas experiências cotidianas e suas relações com a construção do conhecimento.

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Biografia do Autor

Lutiere Dalla Valle

Doutorado e Mestrado em Artes Visuais e Educação: Um Enfoque Construcionista, Universitat de Barcelona/Espanha

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Publicado

2014-08-08

Como Citar

Dalla Valle, L. (2014). De um tema a um problema de pesquisa: implicações a partir da perspectiva construcionista para a investigação no campo da educação e das artes visuais. Revista Digital Do LAV, 7(2), 078–095. https://doi.org/10.5902/1983734815107