De um tema a um problema de pesquisa: implicações a partir da perspectiva construcionista para a investigação no campo da educação e das artes visuais
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734815107Palavras-chave:
Pesquisa, Construcionismo social, Educação, Artes visuaisResumo
Este texto introduz ideias acerca da perspectiva construcionista e possíveis contribuições para a pesquisa no campo das artes visuais e seus entornos educativos. Com base nesta argumentação, propõe-se abordar estratégias metodológicas de caráter interpretativo para transitar de um tema de interesse à configuração de um projeto de pesquisa no âmbito acadêmico no que concerne às relações com as práticas culturais e de significação. Kenneth Gergen, Jerome Bruner e Max Van Manen são os principais autores que contribuem neste contexto para pensar sobre a forma como cada sujeito desenvolve aspectos constituintes de sua subjetividade, como atribui sentido às suas experiências cotidianas e suas relações com a construção do conhecimento.
Downloads
Referências
BRUNER, J. Actos de significado: más allá de la revolución cognitiva. Madrid: Alianza Editorial, 1991.
BERGER, P. & LUCKMANN, T. The social construction of reality: a treatise in the sociology of knowledge. Garden City. Nova Iorque: Doubleday, 1966.
DELEUZE, G. y GUATTARI, F. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 1. São Paulo: Editora 34, 1995.
GERGEN, K. Realidades y relaciones: aproximaciones a la construcción social. Espanha: Paidós, 1996.
GERGEN, K. Construir la realidad. Barcelona: Paidós, 2006.
HERNÁNDEZ, F. y RIFÁ, M. (Eds.) Investigación autobiográfica y cambio social. Barcelona: Octaedro, 2011.
HERNÁNDEZ, F. Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa Educacional, Porto Alegre: Ed. Mediação, 2007.
HOLSTEIN, J. A; GUBRIUM, J. F. Handbook of constructionist research. The Guilford Press New York and London, 2008.
IBÁÑEZ, T. Municiones para disidentes: realidad, verdad, política. Barcelona: Gedisa, 2001.
IÑIGUEZ, L. La psicología social en la encrucijada postconstruccionista: historicidad, subjetividad, performatividad, acción. XII Encontro Nacional da ABRAPSO. Estratégias de Invenção – A Psicologia Social no Contemporâneo. Porto Alegre: Brasil. 13,14, 15 de out. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2003.
KINCHELOE, J. L. y BERRY K. S. Rigour and complexity in Education Research. Conceptualizing the Bricolage, Open University Press, New York, 2004.
VAN MANEN, M. Investigación educativa y experiencia vivida. Barcelona: Idea Books, 2003.