Degustar conceitos e ações para produzir fendas e pensar a educação
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734812860Palavras-chave:
Intervenção artística degust[ação], Arquivo, Enunciado, DiscursoResumo
A partir de aproximações aos conceitos foucaultianos de enunciado, arquivo e discurso, buscamos, através deste artigo, dar visibilidade à experiência vivenciada na disciplina de Prática de Pesquisa A do Curso de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, ocorrida no primeiro semestre de 2011. Entre encontros, desconfortos, escolhas, desvios e afetos experimentados pelo grupo naquele semestre, optamos por um demoramento maior nos conceitos que perpassavam nossas leituras, para que a partir deles pudéssemos produzir outras coisas.A intervenção artística degust[ação] fez parte deste processo, e é a partir dela, e das possibilidades que ela deixou entreabertas, que esta escrita é inventada.
Downloads
Referências
BARROS, M. As lições de R. Q. Livro Sobre Nada. Disponível em: www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/banco_de_questoes/portugues/livro_sobre_nada. Acesso em: 06/08/12.
DELEUZE, G. Conversações. São Paulo: Ed. 34, 1992.
DELEUZE G.; GUATTARI F. Mil platôs - capitalismo e esquizofrenia. Vol. 2, Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
DUNCUM, P. Por que a arte-educação precisa mudar e o que podemos fazer. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I. (Orgs.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011, p. 15-30.
FERNANDES C. A.; SANTOS J. B. C. 2008. A imagem como enunciado operador de memória. In: ROMÃO, L. M. S.; GASPAR N. R. (Orgs.). Discurso midiático: sentidos de memória e arquivo. Pedro e João editores, p. 279-286. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/lep/arquivos/membros_textos/joao_bosco/imagem_como_enunci
ado.pdf. Acesso em: 16/06/11
FISCHER, R. M. B. El ejercicio de ver: medios y educación. In: DUSSEL, I.; GUTIERREZ, D. (Orgs.). Educar la mirada: políticas y pedagogias de la imagen. 1. Ed. Buenos Aires: Manantial: Flacso, OSDE, 2006, p. 165-177.
_______. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de pesquisa. n. 114, novembro, 2001, p. 197-223. Disponível em: www.scielo.br/pdf/cp/n114/a09n114.pdf. Acesso em: 02/05/11.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 5. Ed. Rio de Janeiro: Forence Universitária, 1997.
_________. 1994. Verdade Poder e Si. Verité, pouvoir et soi (entretien avec R. Martain, Université du Vermont, 25 de octobre 1982). Trad. a partir de FOUCAULT, M. Dits et écrits. Paris: Gallimard, vol. IV, p. 777-783, por Wanderson Flor do Nascimento. Disponível em: http://filoesco.unb.br/foucault/verdade.pdf. Acesso em: 14/07/11.
GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. 10 ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
HERNÁNDEZ, F. A cultura visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I. (Orgs.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011, p. 31-49.
Intervenção artística degust[ação]. Registro em vídeo. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=ou9zFnVMpRs. Acesso em: 20/02/13
LARROSA, J. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, T. T. O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 1994, p. 35-86.
NASCIMENTO, E. A. Singularidades da educação da cultura visual nos deslocamentos das imagens e das interpretações. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I. (Orgs.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011, p. 209-226.
SILVA, T. T. Teoria cultural e educação: um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.