Análise de trabalhos que abordam a relação entre Neurociências e Educação no período de 2014 a 2019 e suas interfaces com o Ensino de Ciências/Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644444048

Palavras-chave:

Neurociências, Educação, Práticas formativas, Ensino de Ciências e Química.

Resumo

Pesquisas recentes indicam que as Neurociências podem trazer importantes contribuições à Educação, disponibilizando conhecimentos com base científica que fomentam reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem e, consequentemente, a busca por aprimorar práticas pedagógicas instituídas em Escolas e Universidades. Nesse sentido, o presente trabalho analisou algumas publicações que propuseram relacionar as Neurociências com a Educação e o ensino de Ciências. Para tal, realizou-se inicialmente um levantamento bibliográfico utilizando a plataforma Google Acadêmico e o Portal de Periódicos CAPES, sendo definidas as palavras-chaves para efetuar tais buscas. Em seguida, delimitou-se a amostra a ser analisada, que teve como recorte as publicações entre 2014 e 2019 resultantes apenas do Portal da CAPES, considerando o vasto retorno obtido no Google Acadêmico e a necessidade de limitar os dados. Posteriormente, os trabalhos selecionados foram analisados e classificados como alinhados ou não às temáticas de busca, sendo esta seleção validada pela triangulação dos dados entre os pesquisadores. Os trabalhos da amostra classificados como não alinhados foram submetidos à análise de conteúdo proposta por Bardin, gerando categorias que evidenciaram a importância das Neurociências como campo de conhecimento que integra diferentes áreas. Por fim, os dados selecionados foram dispostos em gráficos e tabelas para, em seguida, discutir os resultados apontando as possíveis implicações da interface entre Neurociências e Educação com o Ensino de Ciências, além deprojetar perspectivas futuras de pesquisas. A partir dos resultados, constatou-se a necessidade de estimular um maior diálogo entre essas áreas de conhecimento, buscando contemplar a formação dos professores em geral.

Biografia do Autor

Amanda Cristina Magalhães Costa, Universidade Federal de Viçosa

Licenciada e Bacharela em Química pela Universidade Federal de Viçosa. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres. Realizou estágios supervisionados em Escolas da rede privada. Participou do Grupo de Estudos de Neurociências e Educação (GENE) da UFV. Foi estagiária no Laboratório de Química Inorgânica Medicinal (LAQUIM-UFV).

Vinícius Catão de Assis Souza, Universidade Federal de Viçosa

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Educação Inclusiva, pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, mestre e doutor em Educação (Ensino de Ciências) pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor no Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Costa, A. C. M., & Souza, V. C. de A. (2021). Análise de trabalhos que abordam a relação entre Neurociências e Educação no período de 2014 a 2019 e suas interfaces com o Ensino de Ciências/Química. Educação, 46(1), e111/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644444048