Ecopercepções: Representações Sociais da Natureza no universo infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644433823

Palavras-chave:

Ecologia humana, Meio ambiente, Criança.

Resumo

Este artigo trabalha aspectos da natureza humana infantil. A criança apresenta as reminiscências da construção da personalidade do homem, tonicidades que vão evoluindo ao longo da vida e que podem ser pensadas em suas representações. Este estudo reúne resultados parciais da pesquisa de mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGECOH-UNEB), e tem como objetivo investigar as representações da Natureza, a partir da percepção ambiental infantil no contexto escolar no munícipio de Juazeiro-BA, analisando e descrevendo a linguagem da criança, a partir do aporte teórico das Representações Sociais. Metodologicamente, realizamos observações participantes, anotações no diário de campo, oficinas de mapas mentais e entrevistas sobre os desenhos e sobre a concepção de Natureza na ótica infantil. Os resultados apresentaram uma visão Ecoperceptiva da Natureza, as crianças revelam elementos imersos em reflexões que versam sobre as ações antrópicas no meio ambiente, ressaltando a mística vinculada a essência da vida, num elo profundo de cuidado, afeto e respeito à Natureza.

Biografia do Autor

Daniela Santos Silva, Universidade do Estado da Bahia

Professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano, campus Senhor do Bonfim. Mestranda em Ecologia HUmana e Gestão Socioambiental - PPGEcoH, pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Pós-Graduada em Psicopedagogia, pela Universidade de Pernambuco - UPE e Pós-Graduada em Tecnologia Ambiental pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia -UNEB.

Juracy Marques dos Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professor Titular da UNEB, Dr. em Cultura e Sociedade com pós-doutorado em Antropologia pela UFBA e em Ecologia Humana pela Universidade Nova de Lisboa. SITE: http://juracymarques.com.br/site/ 

Referências

ANADÓN, Marta. Reflexões teórico-metodológicas sobre as representações sociais / Marta Anadón. Paulo batista Machado. – Salvador: editora UNEB, 2003.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Portugal: Edições 70, 2016.

BÉDARD, Nicole. Como interpretar os desenhos das crianças / Nicole Bédard / 1ª edição/ São Paulo, SP / Editora Isis, 2013.

BOFF, Leonardo. Ethos Mundial / Leonardo Boff. – Rio de Janeiro : Sextante, 2003.

BRONFENBRENNER, Urie. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Artmed Editora Ltda. São Paulo, 1994.

CAMPOS, Dinah Martins de Souza. O teste do desenho como instrumento de diagnóstico da personalidade: validade, técnica de aplicação e normas de interpretação. 37ª edição, Editora: Vozes, Petrópolis, 2005.

CAPRA, Frijoft. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável / Michael K. Stone e Zenobia Barlow, orgs ; prólogo David W. Orr ; prefacio Fritjot Capra ; prefacio à edição brasileira Mirian Duailibi ; tradução Carmen Fischer. – São Paulo : Cultrix, 2006.

COBB, Edith. The ecology of imaginantion in childhood. Em D. McKinley & P. Shepard (Eds.), The subversive science. Essays toward an ecology of man (p.122-132), Boston: Hougthton Mifflin, 1969. Disponível em: https://books.google.com.br/books. Acesso em: 7 fev. 2018.

DI LEO, Joseph H. A interpretação do desenho infantil. Trad. De Marlene Neves Strey. Porto Alegre, Artes Médicas, 1985.

DIAS, Genebaldo Freire. Ecopercepção: um resumo didático dos desafios socioambientais, Editora: Gaia, 2004.

FREUD, Sigmund. Novas Conferências Introdutórias sobre Psicanálise. In: FREUD, S. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. 22. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

FRUTIGER, Adrian. Sinais e Símbolos : desenho, projeto e significado / Adrian Frutiger ; tradução Karina Jannini. – São Paulo : Martins Fontes, 1999.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra / Moacir Gadotti ; prefacio Ângela Antunes ; apresentação José Eustáquio Romão ; leituras e questões para aprofundamento Gustavo Cherubine e Natalia Bernal. – São Paulo ; Peirópolis, 2000.

GLEISER, Marcelo. A ilha do conhecimento [recurso eletrônico]: os limites da ciência e a busca por sentido / Marcelo Gleiser. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Record, 2014.

HUTCHISON, David. Educação ecológica: ideias sobre consciência ambiental / David Hutchison; trad. Dayse Batista. – Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

MARKOVÁ, Ivana. Dialogicidade e representações sociais: as dinâmicas da mente / Ivana Marková ; tradução de Hélio Magri Filho. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2006.

MARQUES, Juracy. Ecologias Humanas. Juracy Marques (org.). Feira de Santana-BA UEFS, 2014.

_______. A Ecologia de Freud: Os Ecossistemas da Natureza Humana. Paulo Afonso: SABEH, 2017.

MOSCOVICI, Serge. A representação Social da Psicanálise. Tradução de Álvaro Cabral, Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1978.

PARK, Robert Erza. Human Ecology. In: The American Journal of Sociology, XLII/1, 1936.

PIAGET, Jean. A representação do mundo da criança: com o concurso de onze colaboradores / Jean Piaget; tradução Adail Ubirajara Sobral (colaboração de Maria Stela Gonçalves). – Aparecida, SP - Ideias & Letras, 2005.

PICKERING, W. S. F. Introducion. In. PICKERING, W. S. F. (ed.). Durkheim and representations. Londres: Routledge: Londres, p. 1-8, 2000. Disponível em: https://philpapers.org/rec/PICDAR. Acesso em: 13 fev. 2018.

PIERSON, Donald. Estudos de Ecologia Humana. São Paulo: Martins Editora, 1945.

PIRES, Iva Miranda. Ética e Prática da Ecologia Humana: Questões Introdutórias sobre a Ecologia Humana e a Emergência dos Riscos Ambientais. Lisboa: APENAS, 2011.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo/Rio de Janeiro. Difel. 1980.

Downloads

Publicado

2019-03-12

Como Citar

Silva, D. S., & Santos, J. M. dos. (2019). Ecopercepções: Representações Sociais da Natureza no universo infantil. Educação, 44, e26/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644433823

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua