Reconhecimento docente: a experiência social de professores do ensino privado gaúcho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644432842

Palavras-chave:

Reconhecimento Docente, Ensino Privado, Professor

Resumo

O presente artigo objetiva analisar o reconhecimento social docente sob a visão articulada da teoria do reconhecimento de Axel Honneth com o modelo desenvolvido por Nancy Fraser – integrando as esferas de reconhecimento com os conceitos de redistribuição e status, analisando como os professores se veem como sujeitos frente à ausência de reconhecimento social e a consequente falta de autorrealização. Para tanto, trabalhou-se com um recorte restrito, a partir de um corpus mais extenso, produzido em uma pesquisa que analisou os discursos docentes publicados na coluna Palavra de Professor do jornal Extra Classe, do SINPRO/RS, entre 2006 e 2015, investigando como eles sugerem aspectos de relações interpessoais na coluna “Palavra de Professor”, e formulando considerações sobre a significação do reconhecimento para docentes do ensino privado do Rio Grande do Sul. As análises limitam-se a explorar traços de presença ou ausência do reconhecimento em sequências discursivas extraídas do jornal, explorando indicadores estratégicos derivados de um olhar dirigido aos traços enunciativos dos sujeitos.

Biografia do Autor

Jerusa Alves Cuty, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Doutoranda em Teorias e Culturas em Educação da PUCRS. Bolsista CAPES. Mestra em Educação pela PUCRS. Especialista em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa pela UFRGS. Licenciada em Letras pela UFRGS. Professora de Língua Portuguesa no Colégio Anchieta em Porto Alegre.

Marcos Villela Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Licenciado em Filosofia, Doutor em Educação, Pesquisador 1C/CNPq, Professor Titular no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS. e-mail: marcos.villela@pucrs.br

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Publicado

2019-12-17

Como Citar

Cuty, J. A., & Pereira, M. V. (2019). Reconhecimento docente: a experiência social de professores do ensino privado gaúcho. Educação, 44, e101/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644432842

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Artigo Demanda Contínua