A centralidade da didática na formação de professores e as contribuições da didática sensível

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644489343

Parole chiave:

Didática, Didáticas específicas, Didática sensível, Formação de professores

Abstract

O artigo tem como objetivo analisar a centralidade da Didática sensível na formação de professores pelo dispositivo do Ateliê Didático, discutir o papel da Didática geral e das didáticas específicas na formação de professores, abordando os reflexos de sua desvalorização nos currículos e na educação, e evidenciar a contribuição da Didática sensível para a formação de professores universitários por meio das ressignificações promovidas na experiência dos Ateliês Didáticos.A motivação para sua escrita parte da verificação do papel que vem sendo subsumido pelas Didáticas específicas. Não obstante, a Didática possuir centralidade na formação de professores, esta disciplina científica vem sendo invisibilizada, quando não desaparecida dos currículos dos cursos de Licenciatura. Nesse interregno, interessa trazer as contribuições da Didática Sensível para a formação de professores, uma abordagem inovadora, baseada no pressuposto da integralidade da constituição dos seres humanos (corpo-mente-emoções) que necessita ser mobilizada e respeitada nos espaços educacionais, seja na Educação básica ou superior. Para o artigo em questão, apresentou-se o exemplo dos Ateliês Didáticos (AD), um dispositivo formacional voltado para professores universitários, baseado na Didática sensível. Metodologicamente empreendeu-se uma pesquisa-formação suportada por survey eletrônico, interpretada pela análise de conteúdo temática, disposta em três categorias: Didática Sensível, Formação docente e Ressignificações. Depreendeu-se dos resultados da pesquisa com professores envolvidos nos AD, não somente seu teor inovador, mas também ressignificações importantes sobre a formação docente e o papel de centralidade da didática sensível nela.

Biografie autore

Cristina d'Ávila, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação (UFBA). Professora Titular e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PGEDU). Pós-doutorado Universidade Sorbonne, Paris.

Márcia Mineiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorado e Pós doutorado em Educação (UFBA). Professora Adjunta na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) na graduação e no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar e Crítico (GEPIC).

Riferimenti bibliografici

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (org.). Processos de ensinagem na universidade. 5. ed. Joinville - SC: Univille, 2003.

ANTHONY, Laurence. Laurence Anthony’s AntConc. [S. l.], 2022. Disponível em: https://www.laurenceanthony.net/software/antconc/. Acesso em: 26 dez. 2023.

AUSUBEL, David Paul. Adquisición y retención del conocimiento: una perspectiva cognitiva. Barcelona: Paidos Iberica Ediciones S A, 2009.

BABBIE, Earl R. Métodos de Pesquisas de Survey. Belo Horizonte: Ed UFMG, 1999.

BALL, Stephen J. Educação global S.A. : novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2022.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP no 2, de 20 de dezembro de 2019. Brasília, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP no 2, de 22 de dezembro de 2017. Brasília, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/Cp no 4 de 17 de dezembro de 2018. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministro da Saúde. Resolução N. 510 de 07 de abril de 2016. Brasília, 2016.

CANDAU, Vera Maria F (org.). A didática em questão? 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

CURTAIN, Colin. QualCoder. versão 2.9. Australia: [s. n.], 2022. Disponível em: https://github.com/ccbogel/QualCoder/wiki. Acesso em: 25 dez. 2023.

D’ÁVILA, Cristina. Didática Sensível: Contribuição para a Didática na Educação Superior. São Paulo, SP: Cortez, 2022.

D’ÁVILA, Cristina. Planejamento do processo de ensino e aprendizagem: uma abordagem crítico-construtiva. In: D’ÁVILA, Cristina; MADEIRA, Ana Verena (org.). Ateliê didático: uma abordagem criativa na formação continuada de docentes universitários. Salvador: Edufba, 2018. p. 67–89.

D’ÁVILA, Cristina. Razão e sensibilidade na docência universitária. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 97, p. 113–118, 2016.

D’ÁVILA, Cristina; MADEIRA, Ana Verena (org.). Ateliê didático: uma abordagem criativa na formação continuada de docentes universitários. Salvador: Edufba, 2018.

D’ÁVILA, Cristina; MADEIRA, Ana Verena; GUERRA, Denise. Diário on-line e pesquisa-formação com docentes universitários. In: D’ÁVILA, Cristina; MADEIRA, Ana Verena (org.). Ateliê didático: uma abordagem criativa na formação continuada de docentes universitários. Salvador: Edufba, 2018. p. 149–171.

DAMÁSIO, António. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A Nova Razão do Mundo: Ensaio Sobre a Sociedade Neoliberal. São Paulo: Boitempo Editorial, 2016.

DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. O Sentido dos Sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba, PR: Criar Edições, 2004.

FERREIRA, Lúcia Gracia. Histórias de aprendiz: memórias, narrativas e formação docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [s. l.], v. 10, n. 4, p. 1234–1249, 2015.

FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Moraes, 1980.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 16. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: A Teoria na Prática. Porto Alegre: Penso, 1995.

HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: O neoliberalismo e as novas técnicas de poder. 10. ed. Belo Horizonte: Editora Âyiné, 2023.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.

JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, [s. l.], v. 30, n. 3, p. 413–438, 2007.

JOSSO, Marie-Christine. As narrações centradas sobre a formação durante a vida como desvelamento das formas e sentidos múltiplos de uma existencialidade singular-plural. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 17, n. 29, p. 17–30, 2008.

JOSSO, Marie-Christine. Cheminer vers soi. Lausanne, Suisse: L’Age d’Homme, 1991.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. 2. ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019.

LENOIR, Yves. Médiation cognitive et médiation didactique. In: CAILLOT, M; RAISKY, C. Au-delà des didactiques, le didactique. Débats autour de concepts fédérateurs. Bruxelles: De Boeck e Larcier, 1996.

MAFFESOLI, Michel. Éloge de la raison sensible. Paris: La Table Ronde, 2005.

MATURANA, Humberto R.; VARELA, Francisco J. A árvore do conhecimento. Campinas: Psy, 1997.

MINEIRO, Márcia. Pesquisa de Survey e Amostragem: aportes teóricos elementares. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, Vitória da Conquista, v. 1, n. 2, p. 284–306, 2020.

MINEIRO, Márcia; FERREIRA, Lucia Gracia. Ludicidade e Neoliberalismo: compreendendo interrelações pela perspectiva de B. C. Han. Campinas: Pontes, 2024.

MINEIRO, Márcia; SILVA, Mara A. Alves da; FERREIRA, Lúcia Gracia. Pesquisa Qualitativa e Quantitativa: imbricação de múltiplos e complexos fatores das abordagens investigativas. Momento - Diálogos em Educação, Rio Grande, v. 31, n. 03, p. 201–218, 2022.

MORIN, Edgar. Sur l’esthétique. Paris: Robert Laffont : FMSH éditions, 2016.

NOVOA, Antonio. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

PIAGET, Jean. La Psychologie de l’intelligence. 8. ed. Paris: Collection Armand Colin, 1965.

VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

WINNICOTT, Donald Woods. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

ZABALZA, Miguel A. Diários de Aula: Um Instrumento de Pesquisa e Desenvolvimento Profissional. Porto Alegre: Penso, 2004.

Pubblicato

2025-05-16

Come citare

d’Ávila, C., & Mineiro, M. (2025). A centralidade da didática na formação de professores e as contribuições da didática sensível. Educação, 50(1), e67/1–34. https://doi.org/10.5902/1984644489343