Representações de professoras aposentadas: imagens, discursos e sentidos para a leitura
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644466481Parole chiave:
Leitura, Representações de leitura, Professoras aposentadasAbstract
Nas sociedades contemporâneas, a leitura assume um papel de grande centralidade, presente nas mais diversas atividades cotidianas. Destarte, este artigo tem como objeto de estudo a leitura de professoras. O objetivo é analisar representações de leitura de docentes aposentadas, buscando compreender a constituição de suas práticas leitoras e as crenças nelas implícitas. Foi realizada pesquisa qualitativa e aplicado um questionário a 55 professoras com idades superiores a 60 anos e que já se aposentaram. Como revisão de literatura, lançou-se mão dos estudos de Chartier (1996, 1999, 2007); Batista e Galvão (1999); Britto (1998); Corsino (2010); Moscovici (2015), Guareschi e Jovchelovitch (1995), dentre outros. Constatou-se que as representações foram ancoradas em três categorias de sentidos para a leitura: instrumento para interação, ferramenta para a formação do indivíduo, possibilidade de fruição e entretenimento. Nestas representações, o livro e a tela são imagens que se despontaram, sendo que a leitura assume um caráter valorativo em todos os discursos das participantes.
Riferimenti bibliografici
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Os professores são “não-leitores”? In: MARINHO, Marildes; SILVA, Ceris Salete Ribas da (Orgs.). Leituras do professor. Campinas: Mercado das Letras, 1998, p. 23-60.
BATISTA, Antônio Augusto Gomes; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Práticas de leitura, impressos, letramentos: uma introdução. In: BATISTA, Antônio Augusto Gomes; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira (Orgs.). Leitura, práticas, impressos, letramentos. Belo Horizonte: Autêntica, 1999, p. 11-46.
BELMIRO, Célia Abicalil. Textos visuais. In: FRADE, Isabel Cristina A. da Silva; VAL, Maria da Graça Costa; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro (Org.). Glossário Ceale. Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG, Faculdade de Educação, 2014. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-visuais Acesso em: 18 mar. 2021.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1993.
CASTANHEIRA, Maria Lúcia. Interação. In: FRADE, Isabel Cristina A. da Silva; VAL, Maria da Graça Costa; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro (org.). Glossário Ceale. Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG, Faculdade de Educação, 2014. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/interacao Acesso em: 18 jul. 2020.
CHARTIER, Roger. Prefácio. In: BOURDIEU, Pierre; BRESSON, François; CHARTIER, Roger (Org.). Práticas de leitura. Tradução de Cristiane Nascimento. São Paulo: Edições Liberdade, 1996. pp. 19-22
CHARTIER, Roger; BOURDIEU, Pierre. A leitura – uma prática cultural: debate entre Pierre Bourdieu e Roger Chartier. In: BOURDIEU, Pierre; BRESSON, François; CHARTIER, Roger. (Org.). Práticas de leitura. Tradução de Cristiane Nascimento. São Paulo: Edições Liberdade, 1996. pp. 231-253
CHARTIER, Roger. As revoluções da leitura no Ocidente. In: ABREU, Márcia. Leitura, história e história da leitura. São Paulo: Mercado de Letras, 1999. p. 19-32.
CHARTIER, Roger. Inscrever e apagar: Cultura escrita e literatura (séculos XI-XVIII). Tradução de Luzmara Curcino Ferreira, São Paulo: Editora da UNESP, 2007.
CORSINO, Patrícia. Literatura na educação infantil: possibilidades e ampliações. In: Paiva, Aparecida (Org.). Literatura: Ensino Fundamental.
Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010, p. 183-204.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
FISCHER, Steven Roger. História da leitura. São Paulo: Unesp, 2006.
GOULEMOT, Jean Marie. Da leitura como produção de sentidos. In: CHARTIER, Roger. (Org.). Práticas da Leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2009, p. 107-116.
JOVCHELOVITCH, Sandra. Vivendo a vida com os outros: intersubjetividade, espaço público e representações sociais. In: GUARESCHI, Pedrinho; JOVCHELOVITCH, Sandra (Orgs.). Textos em Representações Sociais. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 63-85.
KLEIMAN, Ângela. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Ângela (Org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995, p. 15-61.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008.
LEFFA, Vilson José. Perspectivas no estudo da leitura; Texto, leitor e interação social. In: LEFFA, Vilson José; PEREIRA, Aracy E. (Orgs.) O ensino da leitura e produção textual: Alternativas de renovação. Pelotas: Educat, 1999, p. 13-37.
MARINHO, Marildes. Leituras do professor: perguntas de um seminário. In: MARINHO, Marildes; SILVA, Ceris Salete Ribas da (Orgs.). Leituras do professor. Campinas: Mercado das Letras, 1998, p. 07-22.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O conceito de Representações Sociais dentro da sociologia clássica. In: GUARESCHI, Pedrinho; JOVCHELOVITCH, Sandra (Orgs.). Textos em Representações Sociais. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 89-111.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu (Orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2010, p. 09-29.
MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: Investigações em Psicologia Social. Editado em inglês por Gerard Duveen; traduzido do inglês por Pedrinho A. Guareschi. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução de Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
YUNES, Eliana. Pelo avesso: A leitura e o leitor. Revista Letras, Curitiba, nº 44, 1995. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/letras/article/view/19078 Acesso em: 20 jul. 2020.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Educação (UFSM)
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________