<b>O laptop educacional na escola pública: letramento digital e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464445624Parole chiave:
Digital literacy, Digital technologies, Learning.Abstract
http://dx.doi.org/10.5902/198464445624
A presença dos laptops educacionais na rotina de estudantes e professores pode contribuir para a transformação das práticas pedagógicas vigentes. Nesse sentido, o presente trabalho parte da ideia de que a inserção dos laptops educacionais, na modalidade 1:1, pode ser um elemento perturbador, desencadeando um processo de reflexão e possível tomada de consciência do fazer docente por parte dos professores. Isso poderia levar a um redimensionamento de sua conduta docente em um movimento de incluir o laptop no cotidiano escolar de forma significativa. Apresentamos um estudo de caso, de cunho exploratório, da inserção do laptop em uma escola pública de ensino fundamental, analisando o processo de letramento digital dessa comunidade escolar. Assim, o letramento digital implica na interação em redes sociais que permitem a exploração e a pesquisa, em um processo de ensinar e aprender em que a construção do conhecimento é mediada pelas tecnologias digitais. Para isso, a partir da não-linearidade que acompanha os fluxos de comunicação emergentes dessas tecnologias, estudantes e professores são instigados a buscar novos significados, em que a leitura e escrita consiste em compartilhar conhecimento e opiniões e não apenas uma tarefa a ser entregue.
Palavras-chave: letramento digital; tecnologias digitais; aprendizagem.
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