<b>O laptop educacional na escola pública: letramento digital e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas</b>

Autores/as

  • Carla Beatris Valentini Universidade de Caxias do Sul
  • Cristina Maria Pescador Universidade de Caxias do Sul
  • Eliana Maria do Sacramento Soares Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464445624

Palabras clave:

Digital literacy, Digital technologies, Learning.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/198464445624

 

A presença dos laptops educacionais na rotina de estudantes e professores pode contribuir para a transformação das práticas pedagógicas vigentes. Nesse sentido, o presente trabalho parte da ideia de que a inserção dos laptops educacionais, na modalidade 1:1, pode ser um elemento perturbador, desencadeando um processo de reflexão e possível tomada de consciência do fazer docente por parte dos professores. Isso poderia levar a um redimensionamento de sua conduta docente em um movimento de incluir o laptop no cotidiano escolar de forma significativa. Apresentamos um estudo de caso, de cunho exploratório, da inserção do laptop em uma escola pública de ensino fundamental, analisando o processo de letramento digital dessa comunidade escolar. Assim, o letramento digital implica na interação em redes sociais que permitem a exploração e a pesquisa, em um processo de ensinar e aprender em que a construção do conhecimento é mediada pelas tecnologias digitais. Para isso, a partir da não-linearidade que acompanha os fluxos de comunicação emergentes dessas tecnologias, estudantes e professores são instigados a buscar novos significados, em que a leitura e escrita consiste em compartilhar conhecimento e opiniões e não apenas uma tarefa a ser entregue.

Palavras-chave: letramento digital; tecnologias digitais; aprendizagem.

Biografía del autor/a

Carla Beatris Valentini, Universidade de Caxias do Sul

Pós-Graduação em Educação

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

 

Eliana Maria do Sacramento Soares, Universidade de Caxias do Sul

PPGEDU

Centro de Ciencias Exatas e Tecnologia

Publicado

2013-02-04

Cómo citar

Valentini, C. B., Pescador, C. M., & do Sacramento Soares, E. M. (2013). <b>O laptop educacional na escola pública: letramento digital e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas</b>. Educación, 38(1), 151–164. https://doi.org/10.5902/198464445624

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua