Projetos de pesquisa no Ensino Médio integrado: possibilidades de formação integral em Enologia e Viticultura

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644453322

Parole chiave:

Formação integral, Ensino Médio Técnico, Experimento agrícola.

Abstract

Considerando o propósito de formação integral proposto no Projeto Pedagógico Institucional do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e visando a construção de uma práxis docente coerente com esse documento e com o Projeto Pedagógico do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Viticultura e Enologia, no componente curricular Melhoramento, Variedades e Porta-Enxertos, realizou-se uma experiência pedagógica, ora apresentada, com o objetivo de desenvolver reflexões teóricas sobre ações que possam apresentar a potencialidade de propiciar uma formação integral aos estudantes. Assim, como parte do processo de ensino desse componente curricular, desenvolveu-se uma experiência em etapas: apresentação, aos alunos, da proposta de experiência pedagógica; estudo teórico desenvolvido pelos alunos; experimento de pesquisa agrícola em campo; redação de um artigo científico, também pelos alunos e; reflexões em grupo focal. Como resultado, verificou-se que a experiência permitiu aos alunos refletirem sobre as possibilidades e os resultados de práticas educativas integradoras, e em especial, contribuiu com a construção de uma leitura de mundo diversa. Conclui-se que experiências integradoras têm o potencial de oportunizar o diálogo entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, de modo a se constituírem como ferramenta para a formação integral dos estudantes, e consecutivamente, ser uma prática de transformação da sociedade.

Biografie autore

Luis Carlos Diel Rupp, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Luis Carlos Diel Rupp é mestre em Produção Vegetal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).  Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul campus Bento Gonçalves.

Gisele Schwede, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Gisele Schwede é doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Farroupilha. 

Marcos Aurelio Schwede, Instituto Federal de Santa Catarina

Marcos Aurelio Schwede é doutorando em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professor no Instituto Federal de Santa Catarina campus Joinville.

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Pubblicato

2022-08-01

Come citare

Rupp, L. C. D., Schwede, G., & Schwede, M. A. (2022). Projetos de pesquisa no Ensino Médio integrado: possibilidades de formação integral em Enologia e Viticultura. Educação, 47(1), e67/ 1–28. https://doi.org/10.5902/1984644453322