<b>A formação docente e os desafios da prática reflexiva</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464444379Parole chiave:
Teaching practice, Elementary school, Teacher education.Abstract
http://dx.doi.org/10.5902/198464444379
Este artigo aborda a importância da formação inicial e continuada e da prática do professor tomando como referencial os desafios da proposta crítico reflexiva. Tivemos o objetivo de: investigar os pressupostos que embasam a atual formação e prática do professor; pesquisar e analisar as principais dificuldades encontradas para o desenvolvimento da prática docente; compreender e analisar a complexidade inerente a atuação docente dos anos iniciais do ensino fundamental. Para isto realizamos um levantamento bibliográfico considerando as características da formação do profissional critico reflexivo. Realizamos também uma pesquisa qualitativa junto a docentes das séries iniciais do ensino fundamental. Os resultados indicaram que apesar de os docentes conceberem o processo de ensino e aprendizagem como contínuo, eles não investem nesta possibilidade de formação. Constatamos também que a pratica docente se revela mesclada por atitudes e ações reprodutivistas e por atitudes e ações críticas e reflexivas. Assim se desejarmos investir em uma formação e consequentemente em uma prática crítica e reflexiva se torna fundamental repensar tanto a formação inicial como a formação continuada visando o desenvolvimento de habilidades e competências que sensibilizem tanto os docentes como os futuros docentes para a realização de ações críticas e reflexivas.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________