Mapeamento das medidas de exigibilidade coletiva para garantia do direito à educação infantil no Paraná

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644443035

Parole chiave:

Direito à educação, Educação Infantil, Judicialização.

Abstract

Nos últimos anos tem crescido o envolvimento do sistema de justiça para a exigibilidade do direito à educação, entendido como judicialização da educação. A literatura do campo tem discutido a ampliação desse fenômeno, relacionado a uma convergência de fatores, como a crescente juridificação da educação, o fortalecimento e a ampliação de instituições como o Ministério Público e a insuficiência das políticas públicas. Considerando estes fatores, o presente artigo objetiva apresentar e analisar um mapeamento das medidas de exigibilidade coletivas judiciais e extrajudiciais para garantia do direito à Educação Infantil no estado do Paraná, buscando identificar possíveis fatores explicativos para esse fenômeno em tal contexto. Para a concretização de tal objetivo, foram analisadas 71 medidas de exigibilidade em 60 municípios, localizadas no sistema de justiça do estado, no período entre 2005 e 2016. Os dados sobre os procedimentos coletivos foram cotejados com o perfil dos municípios de acordo com seu porte, faixa de rendimento médio e taxa de urbanização. Ainda foi analisada a relação da existência de procedimentos com variáveis institucionais do sistema de justiça e taxas de atendimento em creche e pré-escola. Conclui-se que, no Paraná, a requisição coletiva do direito à Educação Infantil tem se dado exclusivamente por iniciativa do Ministério Público, possuindo uma  forte relação com suas variáveis institucionais, com maior incidência em  municípios não tão pequenos, com maior taxa de urbanização e renda média. 

Biografie autore

Adriana Aparecida Dragone Silveira, Universidade Federal do Paraná,

Mestre e doutorada em educação pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado no Teachers College, Columbia University. Professora da Universidade Federal do Paraná, Departamento de Planejamento e Administração Escolar.

Barbara Cristina Hanauer Taporosky, Universidade Federal do Paraná,

Mestre em educação pela Universidade Federal do Paraná e doutoranda na mesma instituição.

Marina Feldman, Rutgers University, doutoranda.

Mestre em educação pela Universidade Federal do Paraná e doutoranda na Rutgers University, EUA.

Lusiane Gonçalves, Prefeitura Municipal de Curitiba, professora.

Pedagoga e mestre em educação pela Universidade Federal do Paraná.

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Pubblicato

2021-09-04

Come citare

Silveira, A. A. D., Taporosky, B. C. H., Feldman, M., & Gonçalves, L. (2021). Mapeamento das medidas de exigibilidade coletiva para garantia do direito à educação infantil no Paraná. Educação, 46(1), e86/ 1–34. https://doi.org/10.5902/1984644443035