<b> Formação de professores e educação musical: a construção de dois projetos colaborativos </b>

Autori

  • Cláudia Ribeiro Belochio

Abstract

Esse artigo apresenta alguns dados de trabalhos de pesquisa e extensão do FAPEM1 realizados junto ao Laboratório de Educação Musical – LEM/CE-UFSM. Consideram-se os pressupostos metodológicos e epistemológicos da investigação-ação educacional como basilares a proposta. As questões guias que têm direcionado as ações em desenvolvimento são: É possível realizar um trabalho de formação acadêmica compartilhando formações músico-pedagógicas entre os cursos de Licenciatura em Música e Pedagogia? E entre professores da escola e acadêmicos da universidade? Que contribuições decorrem dessas ações para os processos de formação e práticas educativas de professores? Particularmente, nesse texto, focalizam-se dois trabalhos: Um primeiro discorre sobre problematizações acerca da prática educativa, desenvolvidas conjuntamente por professores da escola e por acadêmicos da UFSM. Um segundo, comenta a realização de projetos compartilhados, na formação inicial, entre alunos do Curso de Licenciatura em Música e alunos do curso de Pedagogia. O texto está organizado em três partes. Inicialmente, realiza-se um breve comentário sobre a concepção da investigação-ação educacional. A seguir, comenta-se a realização de trabalho entre professores da escola e acadêmicos e, para finalizar, discorre-se sobre um Programa de pesquisa e extensão que envolve acadêmicos dos Cursos de Pedagogia e Licenciatura em Música. Palavras-chave: educação musical, formação de professores, colaborativos.

##submission.downloads##

Come citare

Belochio, C. R. (2011). <b> Formação de professores e educação musical: a construção de dois projetos colaborativos </b>. Educação, 28(2), 37–46. Recuperato da https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4152

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Educação Musical

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i