<b>O estágio curricular e a didática na formação de professores: desafios e possibilidades</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464444094Parole chiave:
Training of teachers, Curricular training, Didactics.Abstract
http://dx.doi.org/10.5902/198464444094
Neste artigo enfocamos aspectos das disciplinas do curso de Pedagogia “estágio curricular” e “didática” na formação de professores. O objetivo central é ressaltar, mediante apresentação do trabalho que realizamos em nossa prática docente nas disciplinas mencionadas, a importância da articulação entre a teoria e a prática na formação de professores e a fim de que o ensino na universidade não seja descontextualizado, mas enriquecido com as questões do cotidiano escolar. Nesse sentido, abordamos, inicialmente, aspectos do estágio curricular como elo mediador de aprendizagem, de articulação do currículo e de práticas e, nessa perspectiva, como um canal produtivo entre a universidade e a Educação Básica, ressaltando a necessidade do acolhimento da contribuição que cada uma das instituições, dentro de sua especificidade, deva oferecer nos cursos de formação. Na sequência, apresentamos aspectos da estrutura do trabalho que desenvolvemos com nossos alunos no estágio curricular na Educação Infantil. Finalmente, explicitamos os aspectos de uma didática voltada para a formação de professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, centrada em narrativas de professores em serviço, sobre suas vivências e experiências docentes, em busca de novas sistematizações da e sobre a prática pedagógica, pelos próprios sujeitos.
Palavras-chave: formação de professores, estágio curricular, didática.
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