A formação de professores e as contribuições do pensamento complexo

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644440066

Parole chiave:

Formação inicial de professores, Complexidade, Transdisciplinaridade

Abstract

O pensamento complexo busca uma tomada de consciência, propondo uma nova organização dos saberes no sistema de ideias, interligando assim os conhecimentos. Deste modo, questiona-se: de que forma se articulam os elementos que emergem do campo de estudos da formação inicial de professores e como se forma a tessitura de relações presentes nos fenômenos educacionais? O objetivo geral deste trabalho é mapear os elementos constituintes da formação inicial a fim de demonstrar essa articulação. A pesquisa é qualitativa, exploratória e descritiva, prevê uma reflexão analítica e crítica. Como resultados alcançados, apresentam-se; a elaboração de um diagrama, a indicação de informações que compõem a concepção de homem, a teoria de educação e a concepção de sociedade nos aspectos que se mostram coerentes com o pensamento complexo; a consideração de que as percepções, experiências, crenças e valores do pesquisador influenciam na pesquisa, a necessidade de uma reforma do pensamento que possibilite religar e interligar conhecimentos, a compreensão de que a condição humana como indivíduo/espécie/sociedade, exige atenção com relação ao seu convívio e vida no planeta; ter como princípios os fundamentos da teoria de sistemas, da cibernética e do conceito de organização com base na complexidade e aceitar o conhecimento sujeito à incerteza e ao inesperado.

Biografie autore

Mônica Aparecida Rodrigues Luppi, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná e Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Paraná.

Professora na Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná e doutoranda na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Marilda Aparecida Behrens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Paraná.

Professora doutora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Ricardo Antunes de Sá, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná.

Professor doutor na Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

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Pubblicato

2021-02-25

Come citare

Luppi, M. A. R., Behrens, M. A., & Sá, R. A. de. (2021). A formação de professores e as contribuições do pensamento complexo. Educação, 46(1), e17/ 1–27. https://doi.org/10.5902/1984644440066

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