A formação de professores e as contribuições do pensamento complexo
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644440066Parole chiave:
Formação inicial de professores, Complexidade, TransdisciplinaridadeAbstract
O pensamento complexo busca uma tomada de consciência, propondo uma nova organização dos saberes no sistema de ideias, interligando assim os conhecimentos. Deste modo, questiona-se: de que forma se articulam os elementos que emergem do campo de estudos da formação inicial de professores e como se forma a tessitura de relações presentes nos fenômenos educacionais? O objetivo geral deste trabalho é mapear os elementos constituintes da formação inicial a fim de demonstrar essa articulação. A pesquisa é qualitativa, exploratória e descritiva, prevê uma reflexão analítica e crítica. Como resultados alcançados, apresentam-se; a elaboração de um diagrama, a indicação de informações que compõem a concepção de homem, a teoria de educação e a concepção de sociedade nos aspectos que se mostram coerentes com o pensamento complexo; a consideração de que as percepções, experiências, crenças e valores do pesquisador influenciam na pesquisa, a necessidade de uma reforma do pensamento que possibilite religar e interligar conhecimentos, a compreensão de que a condição humana como indivíduo/espécie/sociedade, exige atenção com relação ao seu convívio e vida no planeta; ter como princípios os fundamentos da teoria de sistemas, da cibernética e do conceito de organização com base na complexidade e aceitar o conhecimento sujeito à incerteza e ao inesperado.Riferimenti bibliografici
ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010.
ARAÚJO, Carolina Morais de. Implicações dos projetos de extensão universitária para a formação do professor de Educação Física. 2014. 90f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2014.
BAFFA, Alda Mendes. As Representações de Alunos de um Curso de Pedagogia a Distância sobre Linguagem Docente e Dialogicidade. 2016. 172f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo.
BEHRENS, Marilda Aparecida. Formação continuada dos professores e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1996.
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
BEHRENS, Marilda Aparecida. Paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educação, Porto Alegre, v. 30, n. 3, p. 439-455, set./dez. 2007.
BERNARDO, Julio Cesar Oliveira. Leitura em dispositivos móveis digitais na formação inicial de professores. 2015. 139f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2015.
BUQUE, Suzete Lourenço. Conhecimentos docentes dos alunos da licenciatura em geografia da Universidade Pedagógica-Maputo. 2013. 258f. Tese (Doutorado) – Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
CHECCHIA, Ana Karina Amorim. Contribuições da psicologia escolar para formação de professores: um estudo sobre a disciplina psicologia da educação nas licenciaturas. 2015. 245f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2015.
DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. 6. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1965.
FERNANDES, Sandra de Freitas Paniago. A formação de professores de ciências biológicas e a educação inclusiva: uma interface da formação inicial e continuada. 2014. 198f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
FERREIRA, Denise Cristina. A intencionalidade na ação do professor de Matemática: discussões éticas da profissão docente. 2016. 180f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.
FIELD'S, Karla Amâncio Pinto. Saberes profissionais para o exercício da docência em química voltado à educação inclusiva. 2014. 200f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
FRANÇA, Rafael Marques. Crises e emergências paradigmáticas na ciência, no currículo e na educação física: repercussões sobre a formação de professores. 2009. 200f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Londrina, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
GUIMARÃES, Samuel Macêdo. Estilos de pensamento, atos de currículo e currículo em atos na formação em educação física. 2017. 365f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Florianópolis, 2017.
INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IBICT). Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Disponível em: http://bdtd.IBICT.br/vufind/Institutions. Acesso em: 5 mar. 2019.
KOOGAN, Abrahão; HOUAISS, Antônio. Koogan/Houaiss, enciclopédia e dicionário ilustrado. 4. ed. Rio de Janeiro: Edições Delta, 1999.
LIBÂNEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria Lakatos. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
MISUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino, as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
MORA, José Ferrater. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MORAES, Maria Cândida. A formação do educador a partir da complexidade e da transdisciplinaridade. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 7, n. 22, p. 13-38, set/dez. 2007.
MORAES, Maria Cândida; VALENTE, José Armando. Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade? São Paulo: Paulus, 2008.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleodora F. da Silva e Janne Sawaya. 3. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2001.
MORIN, Edgar. O Método 3: o conhecimento do conhecimento. Tradução de Juramir Machado da Silva. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2008.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Tradução de Maria de Alexandre e Maria de Sampaio Doria. 15. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 22. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015a.
MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Tradução de Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015b.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015c.
NASCIMENTO, Beatriz da Silva Faleiro Do. (Boas) Práticas Na Creche: Miradas Emergentes sobre a Criança e a Infância. 2017. 152f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo. 2017.
NAZÁRIO, Maria de Lurdes. Atitudes etnolinguísticas do povo Tapuia do Carretão (GO). 2016. 217f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
PEIXOTO, Dezyrê Mendes. Concepções pedagógicas de professores de ciências e biologia em escolas públicas de Goiânia – GO: a pedagogia da realidade e a fragilidade das raízes. 2018. 135f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
PETRAGLIA, Izabel. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
SÁ, Ricardo Antunes de. Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade? Diálogo Educacional, Curitiba, v. 11, n. 32, p. 249-253, jan./abr. 2011.
SÁ, Ricardo Antunes de. O projeto político-pedagógico da escola: diálogos com a complexidade. In: SANTOS, Akiko; SUANNO, João Henrique; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa (Org.). Didática e formação de professores: complexidade e transdisciplinaridade. Porto Alegre: Sulina, 2013.
SANTANA, Aline Neves Vieira de. Contribuições do ensino de ciências no centro de atendimento socioeducativo de Goiânia. 2013. 123f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1984.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1994.
SILVA, Katiuce Ferreira. Desenvolvimento profissional docente na EAD: um olhar sobre a experiência de professores e tutores a distância. 2014. 130f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2014.
SOBREIRA, Vickele. Indícios da formação de professores de Educação Física em Minas Gerais. 2015. 199f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2015.
SOUZA, Vanilton Camilo de. O processo de construção do conhecimento geográfico na formação inicial de professores. 2009. 210f. Tese (Doutorado) – Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.
WEBER, Max. Economia e sociedade. Brasília, DF: Editora da UnB, 2009.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________