Etec de Piedade/SP: dez anos de uma abordagem que transcende o ensino técnico profissionalizante
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644438415Parole chiave:
Ensino técnico, ETEC de Piedade, Trabalho de Conclusão de Curso.Abstract
Este tem por sua finalidade de registrar sistematicamente as atividades da Escola Técnica Estadual de Piedade/SP, em sua primeira década de existência. Por meio de um registro que conta a história desta escola, que retrata uma trajetória de sucesso e de grandes realizações no campo educacional, o presente artigo aborda as fases da criação desta Unidade de Ensino Técnico do interior do estado de São Paulo, bem como a sua relação com o conceito de uma educação profissional humana e crítica. Este artigo envereda-se pela abordagem da história da ETEC de Piedade, referenciando-se na pedagogia histórico crítica como seu alicerce teórico, partindo de relatos de estudantes do Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, coletados nos seus TCCs, que retratam uma postura ampla e crítica no campo de seu aprendizado. Apresentam uma posição não apenas fundamentada no tecnicismo, que geralmente, segundo a literatura, caracterizam o público discente de institutos de formação técnica de nível médio, mas que se postam com posicionamentos específicos, singulares e críticos em relação à sociedade na qual participam. Os dados e as informações aqui apresentadas, fazem parte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento no programa de Pós Graduação em Educação, da UFSCar Sorocaba/SP, na qual tem a escola citada como objeto da pesquisa. Espera-se assim, a socialização de um pressuposto contraponto ao modelo tradicional de ensino profissionalizante, puro e simples.
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