A percepção dos praticantes de bullying na escola

Autori

  • Katarina Pereira Reis SME / RJ
  • José Antonio Vianna Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Educação Física e Desportos - DESCO Mestrado de Ensino em Educação Básica CAp UERJ http://orcid.org/0000-0003-3630-3321
  • Telma Antunes Dantas Ferreira SEEDEC / RJ
  • Hugo Rodolfo Lovisolo UNISUAM

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644438215

Parole chiave:

Bullying, Praticantes, Violência escolar.

Abstract

Os praticantes de bullying têm sido pouco investigados nas pesquisas sobre o fenômeno. Para dar voz a estes atores iniciamos a investigação com a análise documental dos registros violência, indisciplina e bullying nos Cadernos de Ocorrência do 6° ao 9° anos do Ensino Fundamental de uma escola pública no RJ, correspondentes ao período de quatro anos. Nestes, observamos 502 casos de violência. A fim de verificar a percepção de praticantes de bullying procedemos à focalização progressiva dos investigados na qual encontramos 63 alunos com três registros ou mais neste período - 31 estudantes continuavam na instituição investigada. Aceitaram participar da entrevista compreensiva em grupos focais 19 alunos (M = 13; F = 6). Os sujeitos associaram a prática do bullying ao prazer e a diversão. Segundo os investigados o bullying ocorre diariamente e proporciona tanto ao praticante quanto ao alvo, a aquisição da capacidade de lidar com a adversidade. O abandono da prática se dá, progressivamente, a partir da influência de agências de socialização (escola e família) e do comprometimento com as perspectivas da vida adulta.

Biografie autore

Katarina Pereira Reis, SME / RJ

Mestre em Ensino na Educação Básica

José Antonio Vianna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Educação Física e Desportos - DESCO Mestrado de Ensino em Educação Básica CAp UERJ

Doutor em Educação Física

Telma Antunes Dantas Ferreira, SEEDEC / RJ

Mestre em Ensino na Educação Básica

Hugo Rodolfo Lovisolo, UNISUAM

Doutor em Antropologia Social

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Pubblicato

2020-08-10

Come citare

Reis, K. P., Vianna, J. A., Ferreira, T. A. D., & Lovisolo, H. R. (2020). A percepção dos praticantes de bullying na escola. Educação, 45(1), e77/ 1–27. https://doi.org/10.5902/1984644438215