A percepção dos praticantes de bullying na escola
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644438215Mots-clés :
Bullying, Praticantes, Violência escolar.Résumé
Os praticantes de bullying têm sido pouco investigados nas pesquisas sobre o fenômeno. Para dar voz a estes atores iniciamos a investigação com a análise documental dos registros violência, indisciplina e bullying nos Cadernos de Ocorrência do 6° ao 9° anos do Ensino Fundamental de uma escola pública no RJ, correspondentes ao período de quatro anos. Nestes, observamos 502 casos de violência. A fim de verificar a percepção de praticantes de bullying procedemos à focalização progressiva dos investigados na qual encontramos 63 alunos com três registros ou mais neste período - 31 estudantes continuavam na instituição investigada. Aceitaram participar da entrevista compreensiva em grupos focais 19 alunos (M = 13; F = 6). Os sujeitos associaram a prática do bullying ao prazer e a diversão. Segundo os investigados o bullying ocorre diariamente e proporciona tanto ao praticante quanto ao alvo, a aquisição da capacidade de lidar com a adversidade. O abandono da prática se dá, progressivamente, a partir da influência de agências de socialização (escola e família) e do comprometimento com as perspectivas da vida adulta.
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