<b>Educação inclusiva: perspectivas da diferença no grupo de alunos</b>

Autori

  • Luciane Najar Smeha
  • Nedio Seminotti

Parole chiave:

Children’s group, Inclusion, School.

Abstract

Este artigo versa sobre a educação inclusiva e a complexidade que envolve a inserção de alunos, com deficiência, no ensino regular das escolas. Objetiva contribuir nas discussões sobre à viabilidade do processo inclusivo, na prática escolar, por meio da ênfase ao estudo de grupos heterogêneos, como propõe a inclusão escolar. Apresentamos a proposta teórica que sustenta a educação inclusiva referendada por pesquisadores e pela legislação vigente no Brasil, desde a Constituição de 1988. Em um segundo momento, há o encaminhamento para elaboração da articulação do referencial teórico de psicologia dos grupos e da diversidade, em uma perspectiva que pretende ampliar a compreensão do movimento grupal diante do estranho. É um passo a mais para elucidar a realidade grupal dentro da proposta inclusiva, culminando em uma revisão literária que esboça o movimento da diferença nas relações interpessoais, primordialmente no âmbito socioafetivo, em grupos formalmente instituídos como a escola.

Palavras-chave: Grupo de crianças. Inclusão. Escola.

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Come citare

Smeha, L. N., & Seminotti, N. (2008). <b>Educação inclusiva: perspectivas da diferença no grupo de alunos</b>. Educação, 33(2), 305–322. Recuperato da https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/38

Fascicolo

Sezione

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