<b> AVALIAÇÃO DO PROFESSOR EM CURSOS DE LICENCIATURA: O ALUNO COMO PARCEIRO</b>

Autori

  • Maria Tereza Dejuste de Paula
  • Sheila Roberti Pereira da Silva
  • Sonia Sirolli Santana
  • Luiz Carlos Andrade de Aquino

Abstract

O objetivo do estudo foi o de identificar entre alunos de cursos de licenciatura a importância e finalidades atribuídas à avaliação do professor pelo aluno, bem como os critérios a serem considerados para essa avaliação, em uma perspectiva de responsabilidade compartilhada. O estudo foi desenvolvido através de um instrumento aplicado a 242 alunos dos cursos de Letras, Pedagogia e História, abrangendo questões sobre a visão do aluno em relação à avaliação do professor, as funções que essa avaliação deve cumprir e os aspectos a serem considerados. Os resultados mostraram que os critérios indicados entre os cursos foram homogêneos embora a hierarquia a eles atribuída tenha sido diferente em função de variáveis contextuais de cada curso. Indicaram, também, a complexidade da tarefa de avaliação do professor pelo aluno e a importância dessa avaliação ser feita de maneira contextualizada e compartilhada para ser relevante e servir a funções formativas de melhoria do ensino.

Biografia autore

Maria Tereza Dejuste de Paula

Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, São Paulo.

##submission.downloads##

Come citare

Paula, M. T. D. de, Silva, S. R. P. da, Santana, S. S., & Aquino, L. C. A. de. (2012). <b> AVALIAÇÃO DO PROFESSOR EM CURSOS DE LICENCIATURA: O ALUNO COMO PARCEIRO</b>. Educação, 79–84. Recuperato da https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3684

Fascicolo

Sezione

Artigo Demanda Contínua