<b> AVALIAÇÃO DO PROFESSOR EM CURSOS DE LICENCIATURA: O ALUNO COMO PARCEIRO</b>

Autores/as

  • Maria Tereza Dejuste de Paula
  • Sheila Roberti Pereira da Silva
  • Sonia Sirolli Santana
  • Luiz Carlos Andrade de Aquino

Resumen

O objetivo do estudo foi o de identificar entre alunos de cursos de licenciatura a importância e finalidades atribuídas à avaliação do professor pelo aluno, bem como os critérios a serem considerados para essa avaliação, em uma perspectiva de responsabilidade compartilhada. O estudo foi desenvolvido através de um instrumento aplicado a 242 alunos dos cursos de Letras, Pedagogia e História, abrangendo questões sobre a visão do aluno em relação à avaliação do professor, as funções que essa avaliação deve cumprir e os aspectos a serem considerados. Os resultados mostraram que os critérios indicados entre os cursos foram homogêneos embora a hierarquia a eles atribuída tenha sido diferente em função de variáveis contextuais de cada curso. Indicaram, também, a complexidade da tarefa de avaliação do professor pelo aluno e a importância dessa avaliação ser feita de maneira contextualizada e compartilhada para ser relevante e servir a funções formativas de melhoria do ensino.

Biografía del autor/a

Maria Tereza Dejuste de Paula

Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, São Paulo.

Cómo citar

Paula, M. T. D. de, Silva, S. R. P. da, Santana, S. S., & Aquino, L. C. A. de. (2012). <b> AVALIAÇÃO DO PROFESSOR EM CURSOS DE LICENCIATURA: O ALUNO COMO PARCEIRO</b>. Educación, 79–84. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3684

Número

Sección

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