A educação e a experiência de si nos relatos de uma narradora às margens do Rio Doce

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644435418

Parole chiave:

Educação, Narrador, Experiência

Abstract

Objetiva compreender as práticas educacionais efetivadas por meio da propagação dos relatos orais de narradores tradicionais e as relações entre as narrativas tradicionais, as experiências de si e a educação, refletindo sobre os enredamentos entre as narrativas orais e a constituição dos sujeitos. Para tanto, faz uso dos conceitos de narrador e experiência de Benjamin (1979) e de dispositivo pedagógico, experiência e consciência de si de Larrosa (1994; 2004). Com abordagem qualitativa, trata-se, quanto aos procedimentos metodológicos, de um estudo de caso que toma por corpus as narrativas, coletadas por meio de entrevista gravada, de Geni de Oliveira Ramos, narradora tradicional da vila de Povoação (Linhares-ES), localizada na margem norte da foz do Rio Doce. A partir da transcrição da entrevista (DELGADO, 2006; MARCUSCHI, 2007), a análise de dados aponta eventuais relações dos relatos coletados com os mitos brasileiros (CASCUDO, 1983; 1998). O estudo analisa as narrativas à luz do referencial teórico, destacando trechos diretamente relacionados aos elementos da tradição e à experiência de si no âmbito da instituição de dispositivos pedagógicos e práticas educacionais no tempo e espaço da narração. Salienta, por fim, a relevância da pesquisa no registro da memória da comunidade para seu processo de re-existência diante da situação atual do Rio Doce, apontando para possíveis ações de transmissão da experiência de si das narrativas de Dona Geni às novas gerações.

Biografie autore

Fabiano Oliveira Moraes, Universidade Federal do Espírito Santo / Professor Adjunto

Licenciado em Letras-Português e em Pedagogia

Mestre em Estudos Linguísticos

Doutor em Educação

Professor Adjunto

Departamento de Linguagens, Cultura e Educação

Centro de Educação

Unviersidade Federal do Espírito Santo

Monique Linciano de Azevedo Costa, Universidade Federal do Espírito Santo / Mestranda em Educação

Licenciada em Pedagogia

Mestranda em Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação

Centro de Educação

Universidade Federal do Espírito Santo

Riferimenti bibliografici

BENJAMIN, Walter. O Narrador. In: Textos escolhidos. Tradução de Modesto Carone. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 57-74.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da história. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. p. 241-252.

CASCUDO, Luís da Câmara. Geografia dos mitos brasileiros. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EdUSP, 1983.

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 3. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998.

DELGADO, Lucília de Almeida Neves. História Oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

GIRARDELLO, Gilka. Uma clareira no bosque: Contar histórias na escola. Campinas: Papirus, 2014.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: Silva, Tomaz Tadeu (Org.). O sujeito da educação. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Petrópolis: Vozes, 1994, p.35-86.

LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Tradução: Cynthia Farina. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

MELLO, Thiago. Antemanhã. Correio da Manhã: 1º Caderno. Rio de Janeiro, n. 19436, p. 9, 4 ago. 1956.

SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009, p. 31-42.

Pubblicato

2019-12-17

Come citare

Moraes, F. O., & Costa, M. L. de A. (2019). A educação e a experiência de si nos relatos de uma narradora às margens do Rio Doce. Educação, 44, e100/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1984644435418

Fascicolo

Sezione

Artigo Demanda Contínua