<b>Grafite e pichação: formas de resistência e participação juvenis?</b>

Autori

  • Dirce Zan Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo
  • Elise Batista Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo
  • Maria Teresa de Arruda Campos Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo
  • Nathália Raggi Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo
  • Tatiana Lima de Almeida Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464442356

Parole chiave:

Graffiti, 'Pichação', Youth.

Abstract

Este trabalho teve como objetivo fazer um levantamento teórico e uma reflexão acerca dos fenômenos da grafitagem e da pichação em relação às juventudes. Em busca de um estudo teórico mais aprofundado, foi possível encontrar diferentes linhas de pensamento indicando a existência do grafite e da pichação, para alguns, como forma de comunicação dos jovens, para outros como forma de protesto de grupos oprimidos e ainda como uma maneira de estabelecer um status, uma marca em relação a um grupo e a construção de um sentimento de pertença. A discussão trouxe à tona o fato das diferentes juventudes que vivem por todos os cantos e encantos desse país estabelecerem uma relação de força com as cidades. Levando em conta a premissa de que onde há relações de poder há resistências, quais formas de participação juvenil existentes em nossa sociedade? Para isso, o texto ainda propõe a construção de um caminho onde o tripé participação social, cuidado de si e cuidado do outro, conjugado aos verbos inventar, resistir e criar, podem fazer toda a diferença no processo de produzir uma vida singular, ética e que pode ser apreciada e vivida como uma obra de arte.

Palavras-chave: Grafite; Pichação; Juventudes.

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Come citare

Zan, D., Batista, E., Campos, M. T. de A., Raggi, N., & Almeida, T. L. de. (2010). <b>Grafite e pichação: formas de resistência e participação juvenis?</b>. Educação, 35(3), 465–478. https://doi.org/10.5902/198464442356

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Educação, Conflitos e Violências na Escola

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