Performance e Educação: uma função-educador agenciada por intervenções no urbano.

Autores

  • Juliana Soares Bom Tempo Doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - FE UNICAMP.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644414183

Palavras-chave:

Performance, Educação, Função-educador, Signos, Cotidiano

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984644414183

Propomos pensar a arte da performance e a educação como analisadores de práticas cotidianas. Utilizamos um processo performático intitulado Cariogamia e o risco do aborto, em duas intervenções urbanas: Campinas (SP) e São Paulo (SP) em 2012 e 2013. Tais performances atuaram em uma função-educador com potências mobilizadoras do cotidiano enquanto modos de vida pré-estabelecidos. A educação e a performance possuem aproximações ao se configurarem como práticas de experimentações vinculadas ao tempo presente e ao inesperado que produzem variações em signos pré-definidos pela cultura. Os processos de subjetivações trazem a urgência de abrirem-se, nesse plano de risco, ao novo e à invenção.

Biografia do Autor

Juliana Soares Bom Tempo, Doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - FE UNICAMP.

Doutoranda da Faculdade de Educação da UNICAMP. Área de Concentração: Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. Grupo de Pesquisa: Laboratório Audiovisual: OLHO. Tema - Por uma clínica poética: experimentações em risco na arte da performance. Atualmente (01/2014 à 01/2015) faz doutorado sanduíche na Université de Nanterre - Paris/FR (Paris X) sob co-orientação da Prof.ª D.ª Anne Sauvagnargues com bolsa financiada pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Brasil. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2008); Eixo Intersubjetividade; Tema - Loucura e Cultura: cartografias da extensão de uma clínica poética, com bolsa CAPES. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2004). Facilitadora de Oficinas. Pesquisa e atuação em performance, intervenção urbana e imagens. Performances: Crútero (BRASIL - 2008, 2012, 2013 - Berlim/ALEMANHA, 2014); Ovo-Boca-Escombros (Teufelsberg - Berlim/ALEMANHA, 2014); Cariogamia e o risco do aborto (BRASIL - 2012/2013); OVO BOCA (LYON / FRANÇA - 2013); Linhas, ilhas, palavras ... Germens (BRASIL - 2013); Carne (BRASIL - 2013). Vídeos: OVO BOCA (BRASIL - 2013;  BARI / ITÁLIA - 2014); Efeito de Verdade (BRASIL - 2013); Lisboa mon amour (LISBOA / PORTUGAL; BRASIL - 2013).

Downloads

Publicado

2014-11-05

Como Citar

Bom Tempo, J. S. (2014). Performance e Educação: uma função-educador agenciada por intervenções no urbano. Educação, 39(3), 553–566. https://doi.org/10.5902/1984644414183

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua