“Deixem as crianças em paz”: um estudo das representações da escola a partir de Pink Floyd The Wall

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644484378

Mots-clés :

História da Educação, Representações, Pink Floyd

Résumé

As canções "The Happiest Days of our Lifes" e "Another Brick in the Wall pt. II", juntamente com seus clipes, são notáveis críticas à escolarização ocidental, parte da obra multimídia "The Wall" da banda inglesa Pink Floyd. Elas retratam a experiência escolar dos idealizadores, especialmente Roger Waters, conhecido por seu ativismo político e oposição à extrema direita mundial. O apoio de parte do público de Waters ao então candidato à presidência, Jair Bolsonaro, durante seu show em São Paulo, em 2018, causou estranhamento na imprensa e entre pesquisadores. Nossa hipótese é que esse fenômeno pode ser explicado também pela convergência no conteúdo das canções supracitadas e na retórica atual da direita brasileira. Nosso objetivo é investigar as representações da escola e da educação em "The Wall", relacionando-as ao debate educacional inglês da época. Procuramos compreender a possível apropriação dessas representações pela direita brasileira contemporânea. Este artigo se insere na História da Educação, com orientação teórica nas noções de práticas e representações de Roger Chartier na História Cultural. Concluímos que as representações em "The Wall" refletem disputas sobre modelos escolares ingleses dos anos 1970 e 1980, mas acabam criticando aspectos universais da escolarização, e sua apropriação pela direita pode servir à defesa do homeschooling e ao ataque a manifestações políticas contrárias nas escolas.

Bibliographies de l'auteur-e

Juliana de Mello Moraes, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação (2000) e mestrado (2003) em História pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em História pela Universidade do Minho (2010). É docente do Departamento de História e Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). É coordenadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinar da Criança e do Adolescente (NEICA/FURB) e membro do grupo História Social a Norte (HSN/Universidade do Minho). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e da América portuguesa; atualmente, se dedica aos seguintes temas: educação, infância(s) e mulheres.

César Luiz de Oliveira, Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Educação e graduado em História pela Universidade Regional de Blumenau. 

Références

ALVAREZ-URIA, Fernando; VARELA, Julia. Arqueologia de la escuela. Madrid: Ediciones de la Piqueta, 1991.

ARIÉS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

BARROS, José D’Assunção. A História Cultural e a contribuição de Roger Chartier. Diálogos, v.9, n.1, p. 125-141, 2005.

BARROS, José D’Assunção. Cinema e História as funções do cinema como agente, fonte e representação da história. Ler história, n. 52, p. 127-159, 2007.

BELLABY, Paul. The Sociology of Comprehensive Schooling. London: Routledge, 1977.

BLAKE, Mark. Nos bastidores do Pink Floyd. São Paulo: Évora, 2012.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3ª ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

BRITISH Schools in the 70’s: comprehensive schools. You Tube, 2021. Disponível em: <https://youtu.be/tabin-9v6S4>. Acesso em: 02/02/2022.

CALLARI, Alexandre. Mensagem ao leitor brasileiro. In: BLAKE, Mark. Nos bastidores do Pink Floyd. São Paulo: Évora, 2012.

CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre certezas e inquietude. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2002.

COSTA, Rodolfo. Bolsonaro defende Weintraub e diz que Escola sem Partido está em operação. Correio Braziliense, 2019. Disponível em: https://bit.ly/2R1KlnZ. Acesso em: 06/04/2021.

DAVIS, John. The Inner London Education Authority and the William Tyndale Junior School Affair, 1974-1976. Oxford Review of Education, v. 28, n. 2, p. 275-298, 2002. Disponível em: <https://bit.ly/3gik91W>. Acesso em: 01/02/2022.

FERREIRA JR., Amarildo; BITTAR, Mariluce. O “manifesto neoliberal” que anunciou as políticas educacionais implantadas pelos governos de Margareth Thatcher (1979 – 1990). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 14, nº 55, p. 399-410, mar. 2014. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640483>. Acesso em: 19/01/2022.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 42ª ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

FRIEDMAN, Milton. Capitalismo e liberdade. 2ª ed. Tradução: Luciana Carli. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

GALLO, Sílvio. Por uma educação menor. Educação & Realidade, v.27, n. 2, pp. 169-178, 2002.

HALL, David; GUNTER, Helen M. A nova gestão pública na Inglaterra: a permanente instabilidade da reforma neoliberal. Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 132, pp. 743-758, jul.-set., 2015.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, nº1, p. 9-43, jan./jul. 2001.

KRILOW, Letícia Sabina Wemeier. Democracia e discurso autorreferencial: representações em disputa nas páginas da grande imprensa carioca (1955-1960). Tese (Doutorado em História). 395 p. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.

LAVAL, Christian. A Escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004.

LOBO, A.; MARCONDES, G.; MUNIZ, J.R.; KOURY, M. Just another brick in the wall? Construindo e desvendando práticas de Educação Popular em uma favela carioca. Revista de Ciências da Educação, Americana/SP, Ano XIII, n. 24, pp. 551-567, jan./jun. 2011.

MASON, Nick. Inside Out: a verdadeira história do Pink Floyd. São Paulo: Escrituras, 2012.

MAZZA, Moisés Giordano; MARI, Cezar Luiz de. Meritocracia: origens do termo e desdobramento no sistema educacional do Reino Unido. Pro-posições, Campinas, v.32, p. 1-22, 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pp/a/RgrxhFhvFqnLwSGcdZ3VMky/?lang=pt>. Acesso em: 08/11/2021.

MINISTRO da Educação defende homeschooling em audiência e diz que socialização da criança pode ser na igreja. G1, 2021. Disponível em: <https://glo.bo/31OrGOI>. Acesso em: 06/04/2021.

MORETTIN, Eduardo. O Cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 38, pp. 11-42, 2003.

NAPOLITANO, Marcos. Fontes audiovisuais: A História depois do papel. In: PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2006.

NICOLAZZI, Fernando. Qual o partido da escola sem partido?. Revista do Lhiste, Porto Alegre, n.5, v.3, pp. 82-85, jul/dez. 2016.

OLIVEIRA, Cícero. Chartier e Foucault: poder, cultura e representação. Poliética, São Paulo, v. 6, n. 2, pp. 68-87, 2018.

ORTEGA, Rodrigo. Roger Waters é vaiado e aplaudido em São Paulo depois de exibir #elenão em show para 45 mil. G1, 2018. Disponível em: . Acesso em: 06/04/2021.

PICOLI, Bruno Antonio; CHITOLINA, Vanessa; GUIMARÃES, Roberta. Revisionismo histórico e educação para a barbárie: a verdade da "Brasil Paralelo". Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020.

PINK Floyd The Wall. Direção de Alan Parker. Produção de Alan Marshall. Música: Pink Floyd. Londres: Mgm, 1982. (95 min.), DVD, son., color. Legendado.

PINK FLOYD. The Wall. Londres: Harvest/Columbia, 1979. 2 discos. (81:09min).

PROFESSORES militantes em sala da aula. O que fazer?, Brasil Paralelo, 2022. Disponível em: https://www.brasilparalelo.com.br/artigos/professores-militantes. Acesso em: 16/03/2024.

QUAL o significado de Another Brick in the Wall da banda Pink Floyd?. Brasil Paralelo, 2023. Disponível em: https://www.brasilparalelo.com.br/artigos/significado-de-another-brick-in-the-wall. Acesso em: 16/03/2024.

SILVA, Franco Santos Alves da. O Lado Escuro: narrativas distópicas na obra do Pink Floyd (1973 – 1983). 477 p. Tese (Doutorado em História Cultural). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

SIMON, Brian. Education and the social order: studies in the history of education (1940 – 1990). London: Lawrence & Wishart, 1999.

VALIM, Alexandre B. História e cinema. In: CARDOSO, Ciro; VAINFAS, Ronaldo. Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

WALTHALL, Catherine. Behind the meaning of “Another Brick in the Wall (Part II)” by Pink Floyd. American Songwriter, 2022. Disponível em: encurtador.com.br/hnrB9. Acesso em: 16/07/2022.

WINTERMAN, Denise. Just another brick in the wall?. BBC News, 2007. Disponível em: <http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/magazine/7021797.stm>. Acesso em: 05/01/2022.

YOUNG, Michael. The Rise of the Meritocracy. 5ª ed. Baltimore: Penguin Books, 1967.

Publié-e

2024-12-30

Comment citer

Moraes, J. de M., & Oliveira, C. L. de. (2024). “Deixem as crianças em paz”: um estudo das representações da escola a partir de Pink Floyd The Wall. Educação, 49(1), e139/1–26. https://doi.org/10.5902/1984644484378