Discursivização sobre indisciplina e doenças do não se comportar na perspectiva da medicalização da educação

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644483843

Mots-clés :

Educação, Indisciplina, Medicalização

Résumé

A indisciplina escolar tem sido tema de inúmeras e relevantes discussões na área educacional, especialmente quando associada à medicalização do processo educativo. Realizado em uma escola da rede pública do interior paulista, este estudo teve como objetivo compreender como quatro alunos do ensino fundamental, tidos como indisciplinados, seus respectivos professores e a diretora da escola, discursivizam a indisciplina e as questões do não se comportar em sala de aula. Os resultados apontam para três eixos de análise: “Os sentidos sobre a indisciplina e o não se comportar em sala de aula nas vozes dos alunos e da escola”, que compreendeu os sentidos atribuídos à indisciplina escolar e às questões do não se comportar; “A perspectiva tradicional e homogeneizadora de ensino: responsabilização, culpabilização e punição sobre o não se comportar”, que discutiu sobre o processo de normalização e normificação do comportamento e os modos como a escola busca culpabilizar o aluno como o único responsável pelas situações de indisciplina; e “Rótulos e estigmas discursivizados sobre o aluno: implicações para as doenças do não se comportar”, tratando-se dos rótulos e estigmas refratados pela escola sobre o aluno, que contribuem para o fortalecimento do discurso acerca das  doenças do não se comportar. Espera-se com este estudo contribuir para a ampliação da discussão acerca dos sentidos sobre indisciplina, nas situações em que se encontra associada às doenças do não se comportar, visando maior compreensão, por parte de profissionais da área da educação e saúde, sobre os malefícios do processo de medicalização da educação.

Bibliographies de l'auteur-e

Edmilson Fernandes Doirado, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Licenciado em Educação Física pela ESEFAP/Escola Superior de Educação Física da Alta Paulista (2009), em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2013), e especialista em Docência no Ensino Técnico e Superior pelo Centro Universitário Toledo de Ensino (2012). Professor efetivo titular de cargo na disciplina de Educação Física na rede estadual e municipal de ensino no município de Tupã. Mestre em Educação Física pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - ProEF, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP - Campus de Presidente Prudente, na linha de pesquisa "Educação Física no Ensino Fundamental", sob a orientação da Profa. Dra. Denise Ivana de Paula Albuquerque. Mestre em Educação pelo programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências/UNESP - Campus de Marília, na linha de pesquisa "Teorias e Práticas Pedagógicas", membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividade e Desenvolvimento Infantil - GEPADI, sob a orientação da Dra. Claudia Regina Mosca Giroto, aprofundando estudos nas seguintes áreas: educação, medicalização, educação física e prática de ensino.

Claudia Regina Mosca Giroto, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Possui graduação em Fonoaudiologia, pela Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC/Campus de Marília, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1993), mestrado (1998) e doutorado (2006) em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC)/UNESP/Campus de Marília/SP e Livre-docência em Fonoaudiologia e Educação Inclusiva (2022). Professora Associada MS 5.3 do Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano (DEPEDH), do Curso de Pedagogia e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC/UNESP/Campus de Marília/SP. Possui experiência nas áreas de Educação e Saúde (Fonoaudiologia, Educação Inclusiva e Educação Especial). Atua, principalmente, com os seguintes temas: educação inclusiva; educação especial; interdisciplinaridade saúde e educação; fonoaudiologia educacional; linguagem escrita; surdez; inclusão e desmedicalização da educação. Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Inclusão e Desmedicalização da Educação (LIDE), vinculado ao DEPEDH da FFC/UNESP/Campus de Marília/SP. Vice-líder do "Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividade e Desenvolvimento Infantil - GEPADI" (FFC/UNESP/CNPq). Colaboradora do grupo de pesquisa interinstitucional "Linguagem, cognição e audição: implicações para saúde e educação (UFSC - Linguística/CNPq). Pesquisadora colaboradora do Projeto em Rede OBEDUC/CAPES/MEC/FFC/UNESP "Acessibilidade no ensino superior" (2012-2016). Coordenadora dos 3º e 4º Anexos ao Acordo de Cooperação Internacional entre a UNESP e a Universidade de Alcalá/Espanha (2013-2015). Possui experiência como Professora Pesquisadora em Formação Continuada para professores na modalidade de educação a Distância (Convênio SEESP/MEC/FFC/UNESP). Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Alfabetização - ABAlf Tesoureira (2013/2014). Membro do Conselho Fiscal da ABAlf (2015/2016). Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Inclusão e Desmedicalização da Educação (LIDE). Coordenadora do projeto Intersetorialidade saúde e educação: em foco a tuação fonoaudiológica colaborativa junto ao atendimento educacional especializado (Edital Universal/Processo Nº 406241/2016-3 - Vigência 2017 a 2021). Diretora Geral da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Campus de Marília, SP. Integra, desde 2022, a Rede de Pesquisa Integrated Network for Education and Inclusive Formative Processes (CAPES/Print Unesp).

Fabio Colasso Schwarz, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutor em Educação pela UNESP Campus Marília. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) com Mestrado em Educação para Ciências na UNESP/FC/Bauru. Possui ainda, Pós graduação lato sensu em Alfabetização pela Universidade Cidade de São Paulo (2012) e Especialização em Ética Valores e Cidadania, pela USP (Universidade de São Paulo)/UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). Teve experiência como docente bolsista no curso de Pedagogia. Atuou como mediador pedagógica na UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), no curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática. Atuou como professor da Educação Básica - Ensino Fundamental , coordenou o Programa Mais Educação no sistema municipal de ensino e foi Vice-diretor de escola de Ensino Fundamental. Integrou a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, respondendo pela seção de Projetos e formação de professores de março de 2016 a setembro de 2016. Diretor de Escola Efetivo de Ensino Fundamental do Sistema Municipal de Ensino de Bauru. Atuou como Diretor de Departamento da Alimentação Escolar de 2017 a 2020, supervisor de Ensino Fundamental de Janeiro de 2021 a Novembro de 2021 e atualmente Diretor do Departamento de Planejamento, Projetos e Pesquisas Educacionais do Sistema Municipal de Bauru.

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Publié-e

2024-07-31

Comment citer

Doirado, E. F., Giroto, C. R. M., & Schwarz, F. C. (2024). Discursivização sobre indisciplina e doenças do não se comportar na perspectiva da medicalização da educação. Educação, 49(1), e114/1–30. https://doi.org/10.5902/1984644483843