O caráter funcional do abandono do trabalho docente na Educação Física na dinâmica da cultura escolar

Autores

  • Santiago Pich Departamento de Estudos Especializados em Educação / Centro de Ciências da Educação / Universidade Federal de Santa Catarina (EED/CED/UFSC)
  • Pedro Augusto Schaeffer Departamento de Educação Física / Universidade Federal do Paraná (DEF/UFPR)
  • Lucas Prado de Carvalho Curso de Educação Física - UNIANDRADE/PR

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464447269

Palavras-chave:

School culture, Abandonment of teaching work, Physical Education.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464447269

 

Este trabalho situa-se no campo de estudos da cultura escolar, focalizando a cultura escolar da Educação Física. O conceito de cultura escolar tem sido uma importante chave de leitura teórico-metodológica para a compreensão internalista do dia-a-dia escolar, possibilitando des-velar suas tramas e estratégias, a partir de focalizar a interação dos atores da instituição escolar. Temos como objetivo compreender o caráter funcional do abandono do trabalho docente da Educação Física para a dinâmica da cultura escolar. Realizamos o trabalho de campo através de pesquisa etnometodológica em uma escola municipal de Curitiba –PR, utilizando como instrumentos para a coleta de dados o diário de campo e a entrevista biográfica. Observamos aulas de Educação Física das turmas do quarto e quinto ano do ensino fundamental. Ao final dos estudos, constatamos que o abandono do trabalho docente na Educação Física se torna funcional para a cultura escolar existente, sendo esse abandono sustentado pelos diferentes atores da comunidade escolar (professores, alunos e direção do colégio).

Biografia do Autor

Santiago Pich, Departamento de Estudos Especializados em Educação / Centro de Ciências da Educação / Universidade Federal de Santa Catarina (EED/CED/UFSC)

Departamento de Estudos Especializados em Educação / Centro de Ciências da Educação / Universidade Federal de Santa Catarina (EED/CED/UFSC)

Pedro Augusto Schaeffer, Departamento de Educação Física / Universidade Federal do Paraná (DEF/UFPR)

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Educação Física – UFPR.

Lucas Prado de Carvalho, Curso de Educação Física - UNIANDRADE/PR

Professor do Curso de Educação Física - UNIANDRADE/PR.

Downloads

Publicado

2013-09-27

Como Citar

Pich, S., Schaeffer, P. A., & Carvalho, L. P. de. (2013). O caráter funcional do abandono do trabalho docente na Educação Física na dinâmica da cultura escolar. Educação, 38(3), 631–644. https://doi.org/10.5902/198464447269

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua