Os movimentos da organização docente: a importância do sindicato para a valorização do professor nos municípios do Pará

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DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644471504

Mots-clés :

Valorização docente, Associações e Sindicatos de Professores, municípios do Pará

Résumé

O presente artigo tem como objetivo analisar os movimentos da organização docente em busca de valorização, com enfoque nos municípios do Pará. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico e documental sobre a valorização docente. No que diz respeito às Políticas de Valorização Docente no Brasil, fez-se um breve histórico do cenário nacional, em que a valorização de professores foi incluída como princípio educacional na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei n° 9.394/1996. Na busca pela valorização docente, percebeu-se que, desde o Séc. XIX, os docentes tentavam se organizar em associações e sindicatos, tanto nacionalmente quanto em âmbito local, pois pode-se verificar a trajetória sindical em prol de melhorias na educação. Concluiu-se que, no Pará, mediante a pesquisa realizada, que apontou as constantes intervenções do sindicato nos diversos municípios, no intuito de lutar juntamente com os profissionais da educação por suas reivindicações, ocorre a frequente desvalorização docente.

Bibliographies de l'auteur-e

Soraya de Nazaré Camargo Vargas, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação (linha de pesquisa Políticas Públicas Educacionais) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED/UFPA), turma de 2017. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade FOCUS, 2021. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Rosângela Andrade do Nascimento, Universidade Federal do Pará

Mestra em Educação na Linha de Políticas Públicas Educacionais no Programa de Pós- graduação em Educação da UFPA (PPGED/ UFPA). Especialista em Educação Especial na Perspectiva da inclusão (2018) e em Gestão e Docência do Ensino Superior (2012). Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA/2011). Atua profissionalmente como Técnica Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Belém ( SEMEC-PA).É pesquisadora - colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional - GEPPOGE/UFPA.

Dalva Valente Guimarães Gutierres, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2005) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1989). É professora Associada da graduação e da pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal do Pará e foi Diretora adjunta do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará de 2014 a 2018. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional (GEPPOGE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. 

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Publié-e

2024-03-15

Comment citer

Vargas, S. de N. C., Nascimento, R. A. do, & Gutierres, D. V. G. (2024). Os movimentos da organização docente: a importância do sindicato para a valorização do professor nos municípios do Pará. Educação, 49(1), e58/1–31. https://doi.org/10.5902/1984644471504