<b>O dançar na educação física escolar: a experiência estética no movimento humano</b>
Résumé
Este artigo propõe refletir sobre o ensino da dança no espaço escolar, visando contribuir para a educação da sensibilidade dos alunos, enfatizando a dimensão sensível. Foi construída uma matriz teórica para fundamentar o desenvolvimento de experiências sensíveis em aulas de dança na Educação Física Escolar, a partir das áreas da Educação, Educação Física, Arte-educação e Dança. Abordou-se as relações entre conhecimento, experiência e dança no movimento humano a partir de um olhar estético, isto é, que contemple a vivência de experiências sensíveis no espaço escolar. Foi concluído que o planejamento e a organização das aulas, utilizando-se do meio e do confronto estéticos, arranjados pelo/a professor/a e construídos para e com os/as alunos/as, podem possibilitar o vivenciar de experiências sensíveis no dançar do espaço escolar. Destaca-se, também, o desenvolvimento do olhar estético-crítico do/a educador/a, de modo a propiciar espaços para a construção de “corpos disponíveis” e “abertos” para o dançar. Assim, o dançar da escola configura-se uma ação carregada de significados e sentidos compartilhados intersubjetivamente, orientados e mediados pelo professor na perspectiva de possibilitar vivências sensíveis, artísticas, estéticas.Palavras-chave: Dança. Experiência Estética. Educação Física.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________