Investigando o entorno pessoal de aprendizagem de inglês de alunos com Síndrome de Down: uma análise preliminar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644465505

Palavras-chave:

sindrome de down, aprendizagem, Entorno Pessoal de Aprendizagem

Resumo

Ensinar uma língua estrangeira para pessoas sem nenhuma deficiência intelectual já é complexo, para pessoas com necessidades cognitivas especiais, como  a Síndrome de Down (SD), torna-se ainda mais complexo, o que demanda dos professores competências técnicas e sensibilidade para perceber o Entorno Pessoal de Aprendizagem dos seus alunos, que consiste em ensinar com base nos interesses e necessidades individuais destes, além de contribuírem para o protagonismo dos alunos na aquisição de seu próprio conhecimento. Nesse espectro, As TDICs desempenham um papel importante na aprendizagem destes, visto que estão presentes no seu dia a dia, fomentando a autonomia dos alunos na criação e seleção de conteúdos e sua criatividade. O presente artigo (recorte de uma pesquisa mais ampla), teve como objetivo investigar o Entorno Pessoal de Aprendizagem de Inglês de dois alunos com SD, com base na teoria do Entorno Pessoal de Aprendizagem com foco no uso das TDICs. Consistiu em uma pesquisa-ação. Foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas com os alunos com SD e com os responsáveis por estes, e analisados com base no paradigma interpretativista de Burns (1999). Os resultados apontam que o Entorno Pessoal de Aprendizagem da língua desses participantes é limitado, devido ao ínfimo contato com a língua e com as TDICs. Pode-se concluir pela necessidade o pesquisador contribua com os participantes para ampliarem o Entorno Pessoal de Aprendizagem destes na língua inglesa, buscando estratégias para esse fim.

Biografia do Autor

Sara Veloso Lara, Mato Grosso State University

Sara Veloso Lara é doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus Araraquara (2018/2022). Mestre em Estudos Linguísticos e Literários em inglês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humana (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP/ 2012-2015). Bacharel em Letras e licenciada plena em português e inglês pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo/ 2004-2007).

Maria da Piedade Resende da Costa, Federal University of São Carlos

Doutora em Psicologia Experimental pela USP/São Paulo. Professora Sênior do Departamento de Psicologia/UFSCar e Professora permanente do PPGEES/UFSCar

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Publicado

2023-05-22

Como Citar

Lara, S. V., & Costa, M. da P. R. da . (2023). Investigando o entorno pessoal de aprendizagem de inglês de alunos com Síndrome de Down: uma análise preliminar. Educação, 48(1), e40/1–30. https://doi.org/10.5902/1984644465505