Ensino por competência e metodologias ativas: repercussâo na efetivação das aulas remotas adotadas durante a pandemia covid-19.

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644461401

Mots-clés :

distanciamento social, ensino superior, ensino híbrido, educação pós-pandemia, tecnologia de informação e comunicação

Résumé

As aulas remotas se constituíram da estratégia de enfrentamento da pandemia Covid-19 demostrando fragilidades latentes do ensino mundial quanto às desigualdades ao acesso à tecnologia. Partindo da concepção de que algumas instituições já haviam instituído o ensino por competência e metodologias ativas com uso de tecnologia, questionou-se a compatibilidade com os processos intrínsecos às aulas remotas. Foram realizadas análises quali e quantitativas sobre a percepção, argumento e desempenho de 156 estudantes do 1º e 7º períodos do curso de ciências biológicas de uma instituição privada do sul do Brasil submetidos a aulas presenciais em 2018 e 2019 e aulas remotas em 2020. Por meio de questionário online, os estudantes relataram os sentimentos relacionados à pandemia, benefícios e limitações das aulas remotas e avaliaram o aprendizado, a eficiência das metodologias ativas e do ensino por competência. Embora os estudantes tenham demostrado sentimento de tristeza e frustração com o afastamento social identificaram benefícios nas aulas remotas relacionados com a comodidade e mobilidade e limitações como acessibilidade e qualidade da conexão. Contudo, não indicaram limitações metodológicas e impacto negativo no aprendizado, mostrando identificação com a disciplina, receptividade e compreensão das mudanças emergenciais, valorizando a performance dos docentes e o comprometimento pessoal. Conclui-se que as sociedades contemporâneas demandam de instituições, docentes e acadêmicos preparados para um ensino que vise a autonomia e a resiliência diante de questões emergenciais, no qual se entende que o aprendizado pode ser atingido por diferentes trilhas, enaltecendo a construção do conhecimento como competência fundamental.

Bibliographies de l'auteur-e

Marta Luciane Fischer, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Bacharel e licenciada em Biologia - PUCPR - Licenciada em arte educação - FAP - mestre e doutor em zoologia - UFPR - pós doutorado em ecologia química UCPR - docente titular curso Ciências Biológicas PUCPR e Programa de Pós-Graduação em Bioética - PUCPR - Coordenadora CEUA - PUCPR

Mariana Grassi Noya, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Agronomia/Produção Vegetal. Professora assistente PUCPR . Fisiologia vegetal, botânica, fitorremediação, telhados verdes urbanos, paisagismo ecológico, agricultura urbana e PANC.

Ana Cristina Seixas Greca, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Dra em Ciências da Saúde pela PUCPR. Professora Ajunta III do curso de Ciências Biológicas da PUCPR Biologia Celular e Histologia. 

Coordenadora dos cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas

Aline Cadena Von Bahten, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Médica (titulação, vínculo institucional e áreas de interesse) Médica, professora assistente PUCPR. pós-graduação Lato Sensu em Formação Pedagógica do Professor Universitário pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Stricto Senso, Mestrado em Cirurgia pela mesma instituição.

Coordenadora do CREARe PUCPR

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Publié-e

2022-11-03

Comment citer

Fischer, M. L., Noya, M. G., Greca, A. C. S., & Bahten, A. C. V. (2022). Ensino por competência e metodologias ativas: repercussâo na efetivação das aulas remotas adotadas durante a pandemia covid-19. Educação, 47(1), e93/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644461401