O Curso de Dança na Educação e a Escolinha de Arte do Brasil (Rio de Janeiro, 1970 -1975)
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644453291Mots-clés :
Filosofia do Ensino de Dança, Ensino de Dança Escolar, EAB.Résumé
Este trabalho dançante/educativo tem como objetivo compreender o Curso de Dança na Educação organizado pela Escolinha de Arte do Brasil (EAB), no Rio de Janeiro, entre os anos de 1970 a 1975. Inicialmente, tentamos construir um diálogo teórico a respeito das correntes sócio filosóficas que fundamentam os estudos acerca do Ensino de Dança escolar brasileiro, tomando como base as pesquisas desenvolvidas pelas professoras Adriana Gehres (2008) e Ana Paula Abrahamian Souza (2010). Posteriormente, apresentaremos as duas sequências de movimentos educativos intitulados: (1) Um diálogo a respeito da Dança e seu ensino na Escolinha de Arte do Brasil - EAB e no Movimento Escolinhas de Arte – MEA, e (2) O Curso de Dança na Educação – CDE. Na primeira sequência, apresentaremos um pequeno recorte sobre a história da EAB e do MEA, abordando como o Ensino de Dança é contemplado nesse movimento, na segunda sequência, descrevemos os ideais do Curso de Dança na Educação, sua organização e o período na qual foi realizado. Neste período, a artista-docente da dança Maria Fux foi a responsável por mediar os processos de ensino-aprendizagem dessa linguagem artística no curso. Em virtude da pesquisa realizada, percebemos aproximações entre as práticas artísticas/dançantes desenvolvidas pelo CDE e os pressupostos empiristas em Dança. Assim expomos reflexões, assinalando ainda, um diálogo direto com as propostas indicadas pela dançarina norte-americana Isadora Duncan (1877-1927).
Références
BACARIN, Lígia; NOMA, Amélia. História do Movimento de Arte-Educação no Brasil. XXII Simpósio Nacional de História – Londrina, 2005.
BARBOSA. Ana Mae. Arte Educação no Brasil: do modernismo ao pós-modernismo. São Paulo, 2003.
BARBOZZA, Alexsander; DAMASCENO, Letícia. Maria Fux e sua proposta de Ensino para Educação Escolar. 2020a.
BARBOZZA, Alexsander; DAMASCENO, Letícia. O Ensino de Dança Empirista no Brasil.2020b.
BARBOZZA, Alexsander; SILVA, Everson. O Ensino de Dança na BNCC do Ensino Médio: retrocessos, permanências e avanços. Trabalho de Conclusão. Curso de Dança – Universidade Federal de Pernambuco. 2019.
FUX, María. Dança, Experiência de Vida. (N. Abreu; Silva N, Trad). São Paulo: Editora Summus Editorial.1983. (Original publicado em 1976).
FUX, María. Dançaterapia. (B. A. Cannabrava, Trad.) – São Paulo:Editora Summus Editoria. 1988.(Original publicado 1982).
GERHES, A. de F. Corpo-Dança-Educação: na contemporaneidade ou da construção de corpos fractais. Instituto Piaget. 2008.
HUTCHEON, Linda. A incredulidade a respeito das metanarrativas: articulando pós-modernismo e feminismos. Labrys: estudos feministas. Brasília, n. 1-2, 2002.
LIMA, Sidiney. P. F. de. Escolinha de Arte do Brasil: movimentos e desdobramentos. XXI Encontro da ANPAP, p. 454- 466, 2012.
MARQUES, Isabel. Dançando na Escola. Revista Motriz (UNESP),v.3, p. 20-28, 1997.
MARQUES, Isabel. Corpo, Dança e educação contemporânea. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v.9, p. 70-78, 1998.
MARQUES, Isabel. Revisitando a dança educativa moderna de Rudolf Laban. Sala Preta (USP), v.2, p. 276-281, 2002.
MARQUES, Isabel. Dançando na Escola. São Paulo: Cortez, 2003.
MARQUES, Isabel. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 2007.
MARQUES, Isabel. Linguagem da Dança: arte e ensino. 1ª ed. São Paulo: Digitexto, 2010.
MIRANDA, Orlando. Coletânea do Jornal de Arte e Educação. Capa Ziraldo - Rio de Janeiro. 2009.
MIRANDA, Regina. Corpo-espaço: aspectos de uma geofilosofia do corpo em movimento. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.
NAVAS, Cássia; DIAS, Linneu. Dança Moderna. São Paulo: Secretária Municipal de Cultura, 1922.
PACHECO, José A. Escritos Curriculares. Cortez, 2005.
PAIVA, Warla G. Maria Duschenes: Teias de Saberes e Encontros. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Goiás. Escola de Musica e Artes Cênicas. 2015.
PRESTON-DUNLOP, Valery. A handbook for dance in education. London: Longman, 1998.
SANTIN, Janaína Rigo; MARCANTE, Sheron. Microfísica do poder e poder local. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 6, n. 11, p. 161-184.2014.
RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do feminismo negro?. 1ª ed. - São Paulo: Companhia de Letras, 2018.
RODRIGUES, Augusto (org.). Escolinha de Arte do Brasil. Brasília: Inep, 1980.
SOUZA, A. P. A. de. Corpos que dançam dentro e fora da escola: discursos pela interculturalidade na dança no ensino. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Educação – CE. 2010.
STINSON, Susan. Seeking a feminist pedagogy for children’s dance. In: SHAPIRO, Sherry. Dance, Power and difference: Critical and feminist perspectives on dance education. Champaign: HumanKinetics, 1998.
STINSON, Susan. Uma pedagogia feminista para dança da criança. Pro-posições. Vol. 6, 3 (18), p. 77-89: Campinas, 1995.
TAYLOR-SHAPIRO, Sherry. Dance, Power and Difference: critical and feminist perspectives on dance education. Champaign: HumanKinetics, 1998.
TAYLOR-SHAPIRO, Sherry. Toward transformati veteachers: critical and feminist perspectives in dance education. Pro-posições, n. 9, p. 35-45: Campinas,1996.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________