A dicotomia entre as exigências do mercado e a política reparadora do Proeja
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644448493Mots-clés :
Proeja. Reestruturação produtiva. Precarização do trabalho.Résumé
O artigo propõe um debate crítico sobre a formação discursiva do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja), apontando a dicotomia existente entre o discurso da política reparadora e a pressão por formação para atender aos interesses do mercado. O objetivo do artigo é mostrar que, em tempos de contrarreforma, a síntese entre a política reparadora e a supervalorização da formação para o mercado revela aspectos do processo de mercantilização da educação e a relação com a precarização do trabalho, conforme a reestruturação produtiva capitalista, em face dos avanços tecnológicos. A análise do problema se fundamenta nas concepções teórico-metodológicas do sociólogo Robert Castel, sobre as zonas de integração, vulnerabilidade, desfiliação e assistência, que permitem extrair evidências de integração precária (vulnerabilidade) ou mesmo completa exclusão do trabalhador do mercado de trabalho, devido ao fim do pleno emprego.
Références
BEHRING, Elaine Rossetti; BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2007.
BOSCHETTI, Ivanete. Crítica marxista do estado social e dos direitos no capitalismo. In.: BOSCHETTI, Ivanete; BEHRING, Elaine Rossetti; LIMA, Rita de Lourdes de (Orgs.). Marxismo, política social e direitos. São Paulo: Cortez, 2018.
BRASIL. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil: 1988. Brasília/DF,1988. Disponível em: http://www.senado.gov.br/sf Acesso em: 7 mai 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB nº. 01/2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. Brasília/DF, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012000.pdf Acesso em: 3 mai 2020.
BRASIL. Congresso Nacional. Decreto n°. 5.840. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Proeja, e dá outras providências. Brasília/DF, 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5840.htm Acesso em: 3 mai 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional de Integração da Educação profissional com a Educação Básica na modalidade da Educação de Jovens e Adultos: Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília/DF: 2007. (DOCUMENTO BASE).
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n°. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília/DF, 1996. Disponível em www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em 20/10/2018 Acesso em: 14 abr. 2020.
BRASIL. Inep. Divulga nova edição do relatório Panorama da Educação: Destaques do Education at a Glance. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 2018. Disponível em: http://inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/inep-divulga-nova-edicao-do-relatorio-panorama-da-educacao-destaques-do-education-at-a-glance/21206 Acesso em: 25 jul. 2020.
CASTEL, Robert. As armadilhas da exclusão. In: BELFIORE-WANDERLEY, Mariangela; BÓGUS, Lúcia; YAZBEK, Maria Carmelita. Desigualdade e a questão social. 4 ed. São Paulo: EDUC, 2013.
CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. 3 ed. Trad. Iraci D. Poleti. Petrópolis/RJ: Vozes, 2001.
CASTEL, Robert. A insegurança social: o que é ser protegido? Petrópolis/RJ: Vozes, 2005.
COSTA, Roberto Mário Cunha da. Mobral: nascimento, vida, paixão e morte. Rio de Janeiro: Xogun, 1986.
DI PIERRO, Maria Clara et al. Visões da educação de jovens e adultos no Brasil. Cad. CEDES. Campinas, V. 21, n°. 55, p. 58-77, Nov. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v21n55/5541.pdf Acesso em: 5 mai. 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987
GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. Série pensamento e ação no magistério. São Paulo: Editora Scipione, 1989.
GADOTTI, Moacir. Educação de Jovens e Adultos: correntes e tendências. In: GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Eustáquio (Orgs.). Educação de Jovens e Adultos: teoria, prática e proposta. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n°. 14, p. 108-130, mai./ago. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a07 Acesso em: 7 mai. 2020.
HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. História da educação brasileira: leituras. São Paulo: Cengage Leanrning, 2015.
LA TAILLE, Yves de. Formação ética: do tédio ao respeito de si. Porto Alegre/RS: Artmed, 2009.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Education at a Glance 2018 – um olhar sobre a educação. Paris: OCDE, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1787/eag-2018-en Acesso em: 25 de jul. 2020.
PAIVA, Vanilda. Educação popular e educação de adultos: contribuição a história da educação brasileira. São Paulo: Edições Loyola, 1973.
PAIVA, Vanilda. Paulo Freire e o nacionalismo-desenvolvimentista. Rio de Janeiro: Editora Civilização brasileira, 1986.
TELLES, Vera da Silva. Inúteis para o mundo. Jornal de Resenhas. Folha de São Paulo. São Paulo, sábado, 12 de setembro de 1998. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/resenha/rs12099814.htm Acesso em: 23 jun. 2020.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Educação (UFSM) 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________