Pautas didáticas na construção da profissionalidade docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644447997

Palavras-chave:

Pautas didáticas, Formação de professor, Profissionalidade docente.

Resumo

Diante da necessidade de profissionalização da formação do professor de música, este artigo tem como objetivo refletir sobre as Pautas Didáticas, um conjunto de dispositivos de formação, resultado de pesquisa desenvolvida no âmbito do estágio de pós-doutorado. Tomando como eixo da formação a reflexão e a profissionalidade docente, entendida como aquilo que é específico para o desempenho da ação docente (comportamentos, atitudes, conhecimentos, habilidades, valores), foi desenvolvido um projeto no estágio supervisionado, no primeiro semestre de 2019. Para a etapa de Interação com a escola, as Pautas Didáticas tiveram foco no espaço escolar (estrutura, funcionamento e projeto pedagógico), na didática em sala de aula (gestão da classe e gestão dos aprendizados), na relação ética (valores, princípios, dilemas e tensões) e no reconhecimento dos aprendizados adquiridos (escrita reflexiva). Nos momentos de organização e socialização dos dados, foram disponibilizados aos licenciandos aportes teóricos e conceituas para subsidiar a análise de situações, dilemas e problematizações. Ao estimular a reflexividade, esses dispositivos caracterizam uma abordagem profissionalizante, uma vez que permitem identificar comportamentos, atitudes, escolhas metodológicas, formular pontos de vista, formalizar e refletir sobre elementos da prática docente observada, desenvolver postura crítica e ética diante de ações e escolhas pedagógicas, levantando pistas para a organização de propostas situadas de intervenção didática.

Biografia do Autor

Nair Aparecida Rodrigues Pires, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutorado, Doutorado e Mestrado em Educação. Professora Associada aposentada do curso de Música da Universidade Federal de Ouro Preto. Professora colaboradora da linha Didática e Docência do Mestrado Profissional em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Clermont Gauthier, Faculté des sciences de l'éducation da Université Laval, Québec, Canadá.

Clermont Gauthier é professor associado na Université Laval e membro da Société royale du Canada. Co-fundador e pesquisador emérito no Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et la profession enseignante (CRIFPE). Ao longo de sua carreira, publicou numerosos livros e artigos sobre a pedagogia, seus fundamentos e a formação de professores. 

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Publicado

2020-09-25

Como Citar

Pires, N. A. R., & Gauthier, C. (2020). Pautas didáticas na construção da profissionalidade docente. Educação, 45(1), e82/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644447997