<b>Educação do Campo: contradições e perspectivas</b>

Auteurs-es

  • Adriana D'Agostini Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina

DOI :

https://doi.org/10.5902/198464444172

Mots-clés :

Brazilian education, Rural education, Educational policy.

Résumé

http://dx.doi.org/10.5902/198464444172

 

O presente trabalho tem como objeto de estudo a educação do campo. Objetivou analisar e debater a educação do campo no contexto educacional brasileiro, indicando seu caráter e sua importância a partir da década de 1990 na perspectiva de construção de uma educação voltada a emancipação humana e que contraditoriamente se encontra orientada e respaldada também pelas políticas educacionais neoliberais. Para isso realizou-se pesquisa documental e bibliográfica a fim de demonstrar as relações e contradições a partir dos dados da realidade e das idéias pedagógicas que constituem a educação do campo. As principais contradições estão na relação teoria e prática, movimentos sociais e Estado.

Palavras-chave: Educação brasileira, Educação do Campo, Política Educacional

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Publié-e

2012-08-16

Comment citer

D’Agostini, A. (2012). <b>Educação do Campo: contradições e perspectivas</b>. Educação, 37(3), 453–467. https://doi.org/10.5902/198464444172

Numéro

Rubrique

Dossiê: Educação e Territorialidades