<b>Ensino superior noturno no Brasil: as dificuldades do entorno educacional e a importância do relacionamento social no ambiente educacional</b>
Mots-clés :
Nightly college, student motivation, teacher-student relationship.Résumé
O propósito deste trabalho é apresentar os estímulos que impactam a motivação dos alunos de cursos noturnos de graduação em freqüentar a escola, considerando o entorno educacional: transportes coletivos, trânsito e segurança pública, bem como, os aspectos de infra-estrutura da instituição e relacionamento social. Em 2002, o número de matrículas no ensino superior noturno era 2.003.755, representando 57,6% do total no Brasil (3.479.913 matrículas). Pesquisa efetuada junto a 244 estudantes de um curso noturno de Administração de uma instituição privada situada em São Paulo, permitiu concluir que o aspecto mais relevante na motivação do aluno em freqüentar a escola (do total de 49 itens) é o relacionamento com professores (83% de concordância); por outro lado, o item de mais baixo índice de motivação foi a segurança nos transportes coletivos (7%). Pelos resultados obtidos, pode-se concluir que a ênfase dada pelo professor no contexto pedagógico deve caminhar "pari passu" ao relacionamento pessoal com aquele que após uma jornada de trabalho vai em busca da aquisição de conhecimentos, formação profissional e diploma de curso superior. Todo professor deveria ter em mente a frase do professor norte-americano Henry Adams: "O professor se liga à eternidade; ele nunca sabe onde cessa a sua influência".
Palavras chave: ensino superior noturno, motivação de alunos, relacionamento professor-aluno.
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