Interculturalidade e ensino de artes visuais do Colégio Pedro II

Autores

  • Wilson Cardoso Junior Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0001-7631-7686
  • Vera Maria Ferrão Candau Programa de Pós-Graduação em Educação / Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644432894

Palavras-chave:

educação intercultural, ensino de artes visuais, Colégio Pedro II.

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo de caso sobre interculturalidade e o ensino de artes visuais no Colégio Pedro II. Ele parte da seguinte interrogação: como  construir uma perspectiva intercultural nesse campo de ensino considerando a unilinearidade eurocêntrica que preside a sistematização da história da arte tanto na escola básica quanto na formação inicial de professores/as de artes? O referencial teórico baseia-se na educação intercultural crítica (CANDAU, 2002, 2009, 2016), no pensamento pós-abissal (SANTOS, 2007, 2008, 2010) e em estudos voltados para a interculturalização do ensino de artes visuais (RICHTER, 2002, 2003, 2008). Por meio da análise de documentos curriculares e entrevistas realizadas com professores/as dessa disciplina escolar  verificou-se que a construção da perspectiva multi/intercultural no primeiro segmento do Ensino Fundamental ocorre em meio a tensões e disputas com os/as defensores/as da concepção eurocêntrica estabelecida no segundo segmento do Ensino Fundamental. Após análise das duas concepções concorrentes, são feitas reflexões finais sobre os principais desafios que se apresentam no caminho do processo de interculturalização que vem sendo construído nesta tradicional instituição de ensino brasileira, especialmente em relação à formação continuada de professores/as de artes visuais.

Biografia do Autor

Wilson Cardoso Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Professor-adjunto de Didática e Prática de Ensino de Artes Visuais e Desenho, da Faculdade de Educação / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Integra o Grupo de Estudos de Cotidiano Escolar e Culturas (GECEC), da PUC-RJ.

Vera Maria Ferrão Candau, Programa de Pós-Graduação em Educação / Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro

Vera Maria Ferrão Candau

Professora emérita do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Assessora experiências e projetos sócio-educativos no país e no âmbito internacional, particularmente em países latino-americanos. Tem ampla experiência de ensino desde o escola básica aos cursos de licenciatura, mestrado e doutorado. Pesquisadora 1A do CNPq. Coordena o Grupo de Pesquisas sobre Cotidiano, Educação e Culturas, desde 1996. Suas principais áreas de atuação são: educação intercultural, cotidiano escolar, didática, educação em direitos humanos e formação de educadores/as. 

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Publicado

2018-10-01

Como Citar

Cardoso Junior, W., & Candau, V. M. F. (2018). Interculturalidade e ensino de artes visuais do Colégio Pedro II. Educação, 43(4), 721–740. https://doi.org/10.5902/1984644432894

Edição

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