Histórias de vida e biografização: pesquisa sobre as marcas formadoras de professores da região sudeste do estado de Goiás através dos memoriais de formação
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644423002Mots-clés :
Memorial, Formação de Professores, Marcas FormadorasRésumé
Este artigo aborda os resultados da pesquisa realizada no Estágio de Pós-Doutorado, intitulada “Histórias de Vida e Biografização: Memoriais de Alunas do Curso de Pedagogia da UFG/Regional Catalão – 2015”, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG. A proposta de pesquisa foi a análise do sentido das marcas formadoras que profesores em formação produzem quando são submetidos à escrita de memoriais. Como questões de pesquisa investigou a relação entre memória e formação docente. Utilizamos como referencial teórico-metodológico as Pesquisas (Auto)Biográficas. A metodologia desenvolvida foi uma leitura transversal para análise do relato de formação dos alunos e das alunas, no ano de 2015. Como resultados encontramos que a escrita dos memoriais possibilitaram uma descoberta de como as escolhas profissionais, as vivências de sua formação acadêmica.
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