A magia do vestibular: a produção da crença no “dom” entre os estudantes do IFSP

Auteurs-es

  • Nicolau Dela Bandera Doutorando - Antropologia Social, Universidade de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644417104

Mots-clés :

vestibular, ensino médio, desigualdades sociais, IFSP

Résumé

Este artigo analisa os efeitos subjetivos e simbólicos produzidos entre os estudantes aprovados por um dos vestibulares mais concorridos na cidade de São Paulo, o vestibulinho para acesso ao ensino médio da Escola Técnica Federal, efeitos que se referem tanto às representações subjetivas dos estudantes acerca de si mesmos quanto sobre o perfil da instituição. Um dos efeitos do vestibulinho, definido por Pierre Bourdieu enquanto um rito de instituição, refere-se à produção de um sentimento de eleição que confirma a crença no “dom” entre os estudantes da Federal para jogar o jogo escolar. A pesquisa possui como metodologia a realização e análise de entrevistas semiestruturadas com 21 jovens, selecionados a partir de um questionário aplicado a todos os estudantes do terceiro ano do ensino médio (total de 257 questionários).

 

Biographie de l'auteur-e

Nicolau Dela Bandera, Doutorando - Antropologia Social, Universidade de São Paulo

Doutorando - Antropologia Social, Universidade de São Paulo

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Publié-e

2015-09-24

Comment citer

Bandera, N. D. (2015). A magia do vestibular: a produção da crença no “dom” entre os estudantes do IFSP. Educação, 40(3), 645–656. https://doi.org/10.5902/1984644417104

Numéro

Rubrique

Artigo Demanda Contínua