A magia do vestibular: a produção da crença no “dom” entre os estudantes do IFSP

Autores/as

  • Nicolau Dela Bandera Doutorando - Antropologia Social, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644417104

Palabras clave:

vestibular, ensino médio, desigualdades sociais, IFSP

Resumen

Este artigo analisa os efeitos subjetivos e simbólicos produzidos entre os estudantes aprovados por um dos vestibulares mais concorridos na cidade de São Paulo, o vestibulinho para acesso ao ensino médio da Escola Técnica Federal, efeitos que se referem tanto às representações subjetivas dos estudantes acerca de si mesmos quanto sobre o perfil da instituição. Um dos efeitos do vestibulinho, definido por Pierre Bourdieu enquanto um rito de instituição, refere-se à produção de um sentimento de eleição que confirma a crença no “dom” entre os estudantes da Federal para jogar o jogo escolar. A pesquisa possui como metodologia a realização e análise de entrevistas semiestruturadas com 21 jovens, selecionados a partir de um questionário aplicado a todos os estudantes do terceiro ano do ensino médio (total de 257 questionários).

 

Biografía del autor/a

Nicolau Dela Bandera, Doutorando - Antropologia Social, Universidade de São Paulo

Doutorando - Antropologia Social, Universidade de São Paulo

Publicado

2015-09-24

Cómo citar

Bandera, N. D. (2015). A magia do vestibular: a produção da crença no “dom” entre os estudantes do IFSP. Educación, 40(3), 645–656. https://doi.org/10.5902/1984644417104

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua