<b>“Vestida de prenda”: sobre as significações da pedagogia tradicionalista das pilchas</b>

Auteurs-es

  • Ceres Karam Brum Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul

Mots-clés :

Anthropology of Education, Identities, Prenda.

Résumé

Apresentam-se, neste texto, algumas reflexões sobre o gauchismo no Rio Grande do Sul, analisando os significados que o ser tradicionalista adquire nas falas de alguns jovens que participam do Movimento Tradicionalista Gaúcho em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Desejam-se destacar algumas dimensões pedagógicas e educacionais no universo tradicionalista, abordando o “prendado” e os estereótipos de feminilidade contidos no vestido de prenda. Estas percepções afloraram de um conjunto de trabalhos de campo, baseados na observação participante, em diferentes espaços educacionais, em que se tenta efetuar uma descrição densa das “teias de significados” (GEERTZ, 1989, p. 17) do ser tradicionalista na atualidade.

Palavras-chave: Antropologia da Educação. Identidades. Prenda.

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Comment citer

Brum, C. K. (2009). <b>“Vestida de prenda”: sobre as significações da pedagogia tradicionalista das pilchas</b>. Educação, 34(1), 147–164. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1594

Numéro

Rubrique

Dossiê: Antropologia da Educação

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