<b>A lição e o exercício: algumas reflexões sobre a história das práticas escolares de leitura e escrita</b>

Autores/as

  • Jean Hébrard

Palabras clave:

Schooling, Reading, Writing.

Resumen

Ao tratar da história da lição e do exercício, o artigo mostra como se constroem os grandes modelos didáticos que estruturaram e ainda estruturam as diferentes instituições de escolarização na França. O antagonismo entre lição e exercício – como entre transmissão de saberes e competências; ensino primário, secundário e universitário; ler e escrever – questiona as fronteiras entre o primeiro e segundo graus e entre escola e colégio, no ensino francês. As práticas escolares abordadas tratam de “como” e “para quê” são aplicadas as lições e os exercícios, caracterizando os diferentes níveis de ensino e abrangendo a cultura escolar de cada um desses níveis, ou seja, a constituição do tempo escolar, do espaço das práticas, dos suportes materiais e dos métodos adotados. O período analisado vai entre o final do século XIII, quando que instauram os colégios nas grandes cidades européias, e o século XX, quando os suportes didáticos das novas tecnologias produzem outras práticas escolares de leitura e escrita.

Palavras-chave: Escolarização. Leitura. Escrita.

Cómo citar

Hébrard, J. (2007). <b>A lição e o exercício: algumas reflexões sobre a história das práticas escolares de leitura e escrita</b>. Educación, 32(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/657

Número

Sección

Dossiê: Alfabetização e Letramento