Formação continuada de professores para as escolas em unidades de privação de liberdade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644461420

Palavras-chave:

educação escolar em prisões, formação de professores, docência e prisões.

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de pesquisa que teve como objetivo investigar as necessidades formativas de professores da EJA que atuam em salas de aula de unidades de privação de liberdade. Insere-se no entrecruzamento das temáticas de formação continuada, docência e educação, fundamentada na Pedagogia Libertadora de Paulo Freire. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa na perspectiva dialógica da observação participante em reuniões formativas com os professores e de entrevistas narrativas. Após a coleta e organização dos dados em notas de campo, recorreu-se à análise de conteúdo, utilizando-se dos passos sugeridos por Bardin (2016): pré-análise; exploração do material; tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Emergiram com base nos indicadores de frequência dois focos de análise do estudo: os dizeres dos professores sobre a formação continuada e as expectativas de aprendizagem dos docentes. Elegeram-se para as reflexões deste artigo os dizeres dos professores para a busca da formação continuada e que indicam a melhoria da prática educativa, novos conhecimentos e a permanência ou ascensão no mercado de trabalho. Os professores sinalizam como referenciais específicos para a docência nas salas de aula de unidades prisionais o amor e o sonho, que, compartilhados nos encontros formativos, potencializam o compromisso e engajamento para dar continuidade, apesar dos desafios e condições objetivas e subjetivas do trabalho, à atividade docente com pessoas momentaneamente afastadas do convívio social.

Biografia do Autor

Luciana Ferreira da Silva Moraes, Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso. SEDUC/MT. Professora.

Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso - SEDUC/MT

Elenice Maria Cammarosano Onofre, Universidade Federal de São Carlos- UFSCar. Professora sênior do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP

Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Centro de Educação e Ciências Humanas. UFSCar

Referências

APPOLINÁRIO, Fábio. Dicionário de Metodologia Científica: um guia para a produção do conhecimento científico. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

ARROYO, Miguel González. Formar educadoras e educadores de jovens e adultos. In: SOARES, Leôncio (org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 13-25.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Notas de campo. In: BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal-Porto: Porto Editora, 1994. p. 150-175.

FAVRETTO, Ivone de Oliveira Guimarães. A formação continuada dos professores em exercício nas escolas públicas de Rondonópolis-MT: uma investigação sobre as instâncias formadoras. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2006.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução de Joice Elias Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 21. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2011.

JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin W; GASKELL, George (org.). Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2015. p. 90-113.

MARTÍ, José. Escritos sobre educacion. Habana: Editorial de Ciencias Sociales, 1976.

MATO GROSSO. Pró-Escolas Formação. Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer. Cuiabá, 2018.

MATO GROSSO. Orientativo do Projeto de Formação da/na Escola. Secretaria de Estado de Educação. Cuiabá, 2019.

NAKAYAMA, Andréa Rettig. O trabalho de professores/as em um espaço de privação de liberdade: necessidades de formação continuada. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 2011.

NASCIMENTO, Renata Cristina de L. C. B; CARLOS, Rinalda Bezerra;

SILVA, Cleide Aparecida Ferreira da. O olhar dos professores da Educação Básica sobre os limites, desafios e perspectivas da formação continuada ofertada no âmbito dos Cefapros. In: MELLO, Ângela Rita Christofolo de;

SILVA, Albina Pereira de Pinho; TABORDA, Cleuza Regina Balan (org.). Política de Formação Continuada de professores de Mato Grosso: implementada no âmbito dos Cefapros nos últimos dez anos. Cuiabá: Carlini e Carniato Editorial, 2019. p. 45-62.

OLIVEIRA, Maria Waldenez de; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves;

GONÇALVES JUNIOR, Luiz; MONTRONE, Aida Victória Garcia; JOLY, Ilza Zenker Leme. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In:

OLIVEIRA, Maria Waldenez; SOUSA, Fabiana Rodrigues (org.). Processos Educativos em Práticas Sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014. p. 29-46.

OLIVEIRA, Maria Waldenez; RIBEIRO JUNIOR, Djalma; SILVA, Douglas Verrangia Corrêa da; SOUSA, Fabiana Rodrigues de; VASCONCELOS, Valéria Oliveira de. Pesquisando processos educativos em práticas sociais: reflexões e proposições teórico-metodológicas. In: OLIVEIRA, Maria Waldenez de; SOUSA, Fabiana Rodrigues (org.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p. 113-141.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Educação Escolar na Prisão na visão dos professores: um hiato entre o proposto e o vivido. Reflexão e Ação, v. 01, n. 17, p. 190-2017, 2009.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. O exercício da docência em espaços de privação de liberdade. Comunicações (UNIMEP), v. 18, p. 37- 46, 2011.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano; JULIÃO, Elionaldo Fernandes. A educação na prisão como política pública: entre desafios e tarefas. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 1, n. 38, p. 51- 69, 2013.

SHULMAN, Lee S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Revista de Currículum y formación del professorado, ano 9, n. 2, p. 1-30, 2005.

Downloads

Publicado

2021-03-30

Como Citar

Moraes, L. F. da S., & Onofre, E. M. C. (2021). Formação continuada de professores para as escolas em unidades de privação de liberdade. Educação, 46(1), e35/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984644461420

Edição

Seção

Dossiê – Políticas educativas, mediações e educação de jovens e adultos: olhares de resistência - 2021